Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Calendário Feiras do Brasil
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Com mais de 350 marcas, FIT 0/16 e Pueri Expo 2025 promovem ambiente de negócios e inovação

28/04/2025
Com mais de 350 marcas, FIT 0/16 e Pueri Expo 2025 promovem ambiente de negócios e inovação

Feiras reforçam sinergia global com a indústria europeia e investem em ações para qualificar pequenos lojistas em meio à digitalização do setor

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 27 e 29 de abril, a 58ª FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê e a 8ª Pueri Expo – Feira Internacional de Negócios em Puericultura. Realizadas simultaneamente no Expo Center Norte, as feiras reúnem mais de 350 marcas expositoras e devem atrair mais de 12 mil visitantes qualificados ao longo dos três dias.

Com crescimento constante, os setores representados nos eventos movimentam cifras bilionárias. Segundo a Abit/IEmi, o mercado de vestuário infantil cresce de 6% a 8% ao ano, enquanto o segmento de puericultura avança até 30%, de acordo com a Abrapur(Associação Brasileira de Produtos Infantis).

“Estamos esperando uma edição histórica da FIT e da Pueri. Batemos recordes de participação e teremos o retorno de grandes marcas ao evento, como Galzerano e Burigotto”, destaca Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, organizadora das feiras.

Além das grandes marcas nacionais, as feiras reforçam sua sinergia com o cenário internacional. A FIT 0/16 e a Pueri Expo compartilham expertise e expositores com outras feiras da Koelnmesse ao redor do mundo, como a tradicional Kind + Jugend, realizada em Colônia, na Alemanha.

“Muitas empresas brasileiras usam a Kind + Jugend para buscar lançamentos e tendências e, principalmente, para se conectar com a indústria europeia. Essa troca fortalece todo o ecossistema”, explica Daniela Gonzalez, gerente de projeto da Koelnmesse Brasil.

A FIT 0/16 segue como o maior evento de moda infantojuvenil do Brasil, abrangendo vestuário, calçados, acessórios, moda bebê e enxoval. Já a Pueri Expo concentra-se em puericultura leve e pesada, além de brinquedos, decoração, higiene, cosméticos e nutrição infantil — com destaque para as áreas voltadas à inovação e tecnologia.

Com forte presença de marcas consagradas como Mafessoni Baby, Kikarinho, Bebê Brincalhão, Tippo Baby, Curioso Baby, Seu Bebê, Trenzinho Feliz, Gente Miúda e Luizinho Baby as feiras também servem como vitrine de lançamentos que atende desde grandes redes até pequenos lojistas regionais.

Rodadas de negócios impulsionam networking e vendas

Um dos pilares da programação é o Projeto Comprador, que promove rodadas de negócios entre expositores e lojistas nacionais e internacionais. O modelo tem se mostrado eficaz para impulsionar o fechamento de contratos durante o próprio evento e estimular o crescimento das marcas participantes. Em um setor cada vez mais competitivo e orientado por dados, estreitar a relação entre fabricantes e varejistas se tornou vital.

“A Rodada de Negócios vai ter mais compradores do que 2024, que já foi um ano de muito sucesso. É uma oportunidade muito boa dos expositores se sentarem com quem realmente está pronto para fazer negócios. Em 2025 a rodada vai ser maior, então é a chance de os interessados se programarem com antecedência e participar”, declara Gonzalez.

Varejo infantil na era digital exige profissionalização

O avanço do e-commerce brasileiro tem transformado os hábitos de consumo e pressionado o varejo — especialmente o de moda infantil — a se adaptar rapidamente às novas tecnologias. Em 2024, o segmento movimentou R$ 204,3 bilhões no país, um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2025 é de que esse valor chegue a R$ 224,7 bilhões, com 414,9 milhões de pedidos realizados — média de dois por habitante, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Para acompanhar esse ritmo, empresas vêm investindo em logística, experiência do usuário e soluções digitais. “A aceleração digital impulsionada pela pandemia fez com que as vendas online se consolidassem como um canal importante. O varejo de moda tem se beneficiado bastante disso”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

A digitalização, no entanto, não é desafio exclusivo das grandes redes. Pequenos lojistas, especialmente no segmento infantil, enfrentam dificuldades adicionais por conta da falta de gestão estruturada. “O que mais atrapalha o lojista não é a crise, nem a concorrência, e sim o amadorismo. Muitos tocam suas lojas no piloto automático, sem planejamento e sem dados”, diz Nancy Fukuda, mentora especializada em lojas infantis.

Nancy destaca que entender o comportamento do consumidor é essencial, principalmente em um nicho tão influenciado pela sazonalidade e pelas datas comemorativas. “Muitos compram por impulso, não planejam o estoque, não criam campanhas de divulgação. A consequência disso é a mercadoria encalhada e o prejuízo, que poderia ser evitado com estratégia e organização”, finaliza.

Serviço:

FIT 0/16 e Pueri Expo
Data: 27 a 29 de abril de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: Expo Center Norte - São Paulo/SP

www.fit016.com.br
 
 
 
Entrevista
» Entrevista com Jean Durval, Head de Conteúdo da Maratona Supply 2025
Últimos Destaques 
28/04/2025
» Bett Brasil começa nesta segunda-feira (28) no Expo Center Norte
28/04/2025
» Alimenta 2025 reforça protagonismo do Paraná na indústria de proteína animal
28/04/2025
» ExpoRaiz reúne campistas em Novo Hamburgo na próxima semana
25/04/2025
» 30ª Agrishow reunirá lançamentos mais de 800 marcas em Ribeirão Preto
25/04/2025
» Mercoagro: edição 2025 é cancelada
mais...
  buscar destaques:
 
     
 
Calendário Feiras do Brasil