Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Calendário Feiras do Brasil
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Expomafe 2025: conteúdo técnico, inovação e experiências para a indústria do futuro

05/05/2025
Expomafe 2025: conteúdo técnico, inovação e experiências para a indústria do futuro

Especialistas e líderes do setor compartilham insights sobre o futuro da manufatura no espaço dedicado ao conhecimento da maior feira metalmecânica da América Latina

A 4ª edição da Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece de 6 a 10 de maio no São Paulo Expo, oferece no Parque de Ideias uma programação diversificada de palestras e debates, reunindo especialistas, empresas e instituições para discutir as tendências e desafios da indústria do futuro.

“A tecnologia por si só não transforma a indústria — é a combinação de conhecimento, pessoas e estratégia que impulsiona a evolução do setor. O Parque de Ideias representa exatamente isso: um espaço vivo para provocar, inspirar e gerar soluções reais para os desafios da manufatura brasileira”, destaca Maria Cristina Moreira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq.

Entre os temas abordados estão a sustentabilidade na manufatura, a evolução das máquinas de usinagem, a digitalização na indústria de máquinas-ferramenta, a integração de sistemas para otimização de ativos, a automação e usinagem para impulsionar a competitividade industrial, a proteção em redes industriais, a transformação da indústria 5.0, a aplicação da inteligência artificial na indústria, a importância da transição energética para uma indústria mais competitiva, e as tendências de presença digital no setor industrial.

Além das palestras, o espaço conta com o Lounge do Insper e recebe, no dia 9 de maio às 18h10, o Desafio de Ideias Senai, que reconhece projetos desenvolvidos por estudantes voltados às necessidades reais da indústria.

“O Parque de Ideias é uma oportunidade única para aprofundar a discussão sobre os rumos da indústria brasileira. Aliamos conhecimento técnico com troca de experiências reais, fortalecendo a conexão entre os setores produtivos e a inovação de ponta”, afirma Mauricio Lopes, Coordenador da Comissão Organizadora da Expomafe.

Programação completa do Parque de Ideias:

1º dia – 06 de maio

14h às 15h – Ecossistemas de inovação e Sustentabilidade: O Futuro da Manufatura Brasileira | Pablo de Castro (Adeptmec)

15h10 às 16h – Evolução das máquinas de usinagem Transfer | Edoardo Bonomi (BTB Transfer SPA)

16h10 às 17h – Digitalização na indústria de máquinas-ferramenta | Mayron Rodrigues e Fernando Vieira (Siemens)

17h10 às 18h – Indústria 4.0 e GTMS: O Futuro da Gestão Eficiente | Alexandre Ortunho Serra (Guhring)

2º dia – 07 de maio

14h30 às 15h – Inteligência de mercado na indústria | Ravine Gonçalves (Buuk)

15h10 às 16h – Como a Vale harmoniza sistemas para otimizar ativos | Nilton Huttner (Senseup)

16h10 às 17h – Automação & Usinagem para competitividade | Lucas Freitas (Grob)

17h10 às 18h – Tecnologias transformando a usinagem | Marcos Silva (Iscar)

3º dia – 08 de maio

14h às 15h – Proteção em Redes Industriais: Profinet, NAT e Firewall | Jair Ordenes (LAPP Cabos)

15h10 às 16h – A próxima onda da indústria 5.0 | Roger Medke (Light Asset Capital)

16h10 às 17h – Doença e posto de trabalho na indústria | Monica Ussan Schotgues

17h10 às 18h – Indústria 4.0: Por que ainda não decolou? | Daniel Santos (SolidCAM Latam)

4º dia – 09 de maio

14h às 15h – IA aplicada na Indústria | Túlio Duarte (Acate

15h10 às 16h – Iniciativas Mover para ferramentarias | Denis Mauricio (Fundep)

16h10 às 17h – Transição energética e competitividade | Matheus Braga (Comerc Energia)

17h10 às 18h – Liderança na Transformação Digital | Raphael Galdino (Insper)

18h10 às 19h – Desafio de Ideias Senai| Ulisses Vieira de Morais Jr. (Senai)

5º dia – 10 de maio

10h às 11h – Tendências de presença digital na indústria | Bartira Pontes (PRB Mídia) e Clóvis Arruda (Alta Vista)

11h10 às 12h – Gêmeos Digitais na inovação industrial | Elias Aoad Neto (SenaiSP)

12h10 às 13h – Modelagem matemática na indústria de defesa | Marcos dos Santos (Ortec)

13h10 às 14h – Gestão estratégica com design | Fernanda Moreira (Senai SP)

Serviço:

Expomafe 2025
Datas: 6 a 10 de maio de 2025
Horário: Terça a sexta: 10h às 19h | Sábado: 09h às 17h
Local: São Paulo Expo - São Paulo/SP

www.expomafe.com.br
 
 
 
Entrevista
» Entrevista com Lucas Colette, CEO da Yampi, sobre o Yampicon
Últimos Destaques 
05/05/2025
» Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica discute equidade no tratamento e acesso às novas tecnologias
05/05/2025
» Wine South America irá promover mais de 2 mil reuniões de negócios
05/05/2025
» Marketing Day 2025: RD Station celebra o Dia do Profissional de Marketing com evento online e gratuito
30/04/2025
» Amazon Conecta 2025 reunirá empreendedores e PMEs para discutir inovação, IA, estratégias e novidades para marketplace
30/04/2025
» Estetika 2025 debate a importância da responsabilidade, da ética e da beleza natural no cuidado das pessoas
mais...
  buscar destaques: