Evento dedicará 27 conferências para discussão dos rumos do setor abordando aspectos que vão desde os atuais desafios da criação de narrativas à regulamentação dos novos formatos, passando pelas inovações tecnológicas, inclusão e histórias de sucesso com palestrantes-chave do mercado global, entre diversos outros temas
Quinto segmento de maior relevância econômica do país, segundo recente pesquisa da Ancine, o setor audiovisual – que supera indústrias importantes como a têxtil, farmacêutica e de equipamentos eletrônicos – sofreu impactos negativos e positivos diante da pandemia da Covid-19, seja na crise enfrentada pelo cinema, por um lado, ou no crescimento exponencial do streaming. Os caminhos possíveis, as novas narrativas, as mudanças na legislação da propriedade intelectual, as previsões de crescimento e muito mais são assuntos que estarão presentes em 27 conferências no Rio2C 2022, que de 26 de abril a 01 de maio ocupa a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo alguns dos principais nomes do setor no Brasil e no mundo, com patrocínio da Petrobras. Além dos painéis, as rodadas de negócios de audiovisual já têm confirmados 201 players – 138 no âmbito presencial e 63 no virtual, como Amazon Studios, AXN, Band, BIS, Dreamworks, Globoplay, ESPN, Netflix, Paramount, SBT, Telecine, Warner Bros., entre outros.
Além de um palco dedicado exclusivamente ao audiovisual – o ScreeningRoom, com 200 lugares –, o Rio2C abre espaço para o setor no StoryVillage, com 450 lugares, e no GlobalStage, com 1.250 lugares. Este último recebe em 29/4, às 9h30, o roteirista brasileiro Beto Skubs, a produtora executiva e roteirista norte-americana Kiley Donovan e a atriz italiana Stefania Spampinato, de Grey’s Anatomy, uma das séries de maior sucesso no mundo, com 18 temporadas, para celebrar os 400 episódios da série original criada por Shonda Rhimes. A mesa destrinchará todas as etapas de produção de um episódio – da sala de roteiro à produção final – e se aprofundará no “encontro de séries”, o processo de desenvolvimento de roteiros de projetos análogos, que se cruzam constantemente e compartilham alguns personagens nas tramas, uma vez que Kiley também está na equipe de roteiro de “Station 19”, spin-off de “Grey’s Anatomy”, atualmente na quinta temporada.
Na mesma sala, o painel “Futuro do Entretenimento”, no dia 28/4, às 14h30, levantará um dos assuntos que mais mobilizam atualmente o setor – as mudanças e regulamentação sobre propriedade intelectual. Sylvie Forbin, vice-diretora geral da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), Bertrand Chaverot, Managing Director da Ubisoft, Patrícia Muratori, diretora da YouTube Brasil, e Marcelo Castello Branco, CEO da UBC, falam sobre como o avanço cada vez mais rápido das novas tecnologias e a transformação digital faz com que a propriedade intelectual e o entretenimento ganhem novas dinâmicas. Neste painel, serão apresentados com exclusividade pela OMPI dados inéditos sobre o impacto do COVID 19 sobre as indústrias criativas, seguida sobre uma discussão sobre mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, mas também para o público em geral.
Irreverentes, disruptivos e audaciosos. Fundado em 2012, o Porta dos Fundos é um fenômeno do entretenimento multiplataforma, que celebra uma década em 2022. Do início despretensioso ao sucesso refletido na média de 120 milhões de visualizações por mês, nos 17,2 milhões de inscritos no YouTube e no Emmy Internacional de Comédia conquistado em 2019, o Porta dos Fundos é o tema da mesa que ocupa o GlobalStage, no dia 27/4, às 11h, com Antonio Tabet, Christian Rôças, mais conhecido como Crocas, Gregório Duvivier e Ian SBF, que relembram os pontos altos da trajetória, piadas e polêmicas, e compartilham novidades sobre a expansão internacional, novos formatos e talentos.
Scott Steindorff é um bem-sucedido produtor de séries como a aclamada Station Eleven. Diagnosticado no espectro autista já em idade adulta, Scott é o personagem da mesa “O Papel das Emoções para Influenciar a Arte”, no dia 29/4, às 11h, no GlobalStage. Ele encontrou seu verdadeiro propósito ensinando sobre emoções e como utilizá-las para influenciar a arte. Além de professor, atua na capacitação de conselheiros e psicólogos licenciados para apoiar indivíduos neurodiversos e suas famílias. A motivação vem do fato de Scott fazer parte do espectro e de ter, no audiovisual, encontrado de alguma forma um porto seguro, uma sensação de adequação. Na conversa, ele irá compartilhar como encontrou seu caminho e como tem trabalhado com alunos e conselheiros para inspirar e colaborar para que mais pessoas consigam canalizar suas emoções para influenciar a arte.
O papel da Geração Z no audiovisual, com a construção de novas narrativas, será discutido no painel “Construção de narrativa para e pela Geração Z”, que ocupa o palco StoryVillage, no dia 28/4, às 11h30. Influenciada pelos eventos históricos recentes e pela imersão na tecnologia, a Geração Z traz um olhar renovado à lógica da construção narrativa, das relações pessoais e profissionais. Uma audiência que se encontra majoritariamente em mídias sociais no âmbito online. Neste painel, a premiada consultora em estratégias de conteúdo e desenvolvimento de formatos para plataformas Sandra Lehner, pesquisadora da geração Z e em tendências de storytelling, conversa com os jovens autodidatas André e Salomão Abdala, exemplos típicos dessa geração, os Abdala Brothers. Criadores de conteúdo original, eles criam para marcas como Porsche, Honda e Nasa e falam sobre como engajar este público utilizando criatividade e interatividade, novas mídias e tecnologias.
Outra mesa que traz um tema bastante atual e polêmico no meio é “Showrunner ou Head Writer: que posição é essa, afinal?”. No Brasil, a definição de showrunner não está consolidada, e difere não somente de player para player, mas também de produção para produção. Essa falta de clareza muitas vezes causa confusão e frustração para as várias partes envolvidas. Este painel pretende lançar luz sobre a situação atual, desafios e oportunidades de showrunners, roteiristas e produtores no mercado brasileiro de séries. Para debater o assunto, Haná Vaisman, diretora de conteúdo para séries roteirizadas, da Netflix Brasil, conversa com Felipe Braga, roteirista e showrunner do Los Bragas, e os roteiristas Ludmila Naves e Leandro Soares, com moderação de Bartira Bejarano Campos, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento da Paranoid BR.
Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil; Elisa Chalfon, diretora de séries originais brasileiras de não-ficção da Netflix, e Luisa Barbosa, diretora executiva de não-ficção da Conspiração Filmes, estarão juntos no dia 29/4, às 10h30, no palco do ScreeningRoom, para discutir “Formatos Originais com Alcance Global”. Apesar de o Brasil ser um país altamente criativo e com uma consistente produção audiovisual, ainda está longe de ser um potente criador e exportador de formatos de conteúdo non-scripted, ou seja, sem roteiro. No painel, executivos debatem o potencial do mercado brasileiro para desenvolver formatos de não-ficção originais e a oportunidades de vendas para o mercado global. Serão apresentadas oportunidades, cases de sucesso e modelos de negócios para o gênero.
Outros 21 paineis reúnem nomes como os atores, diretores e roteiristas Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, da Amazon Studios, o diretor e roteirista Breno Silveira (DOM), a autora Ilana Casoy, a vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil Elisabetta Zenatti, a Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America Mônica Albuquerque, a roteirista Ana Paula Maia (Desalma), o CEO para América Latina da WSL Ivan Martinho, o diretor de negócios e ad sales da Paramount Brasil Denis Onishi, para citar alguns.
Programação de painéis sobre audiovisual no Rio2C*
Sujeita a alterações
dia 27/04 – Global Stage
11h00 – 12h00
Porta dos Fundos - 10 anos de irreverência, humor e inovação
Antonio Tabet, Sócio-fundador, Porta dos Fundos
Crocas, CEO, Porta dos Fundos
Gregório Duvivier, Cofundador, Porta dos Fundos
Ian SBF, Cofundador, Porta dos Fundos
Dia 27/04 – Global Stage
17h30 - 18h30
Globo: do plim ao play
Aqui tem brasil para todo o mundo
Dia 28/04 – Global Stage
9h30 - 10h30
Koby Gal Raday - The Creative Jorney
Koby Gal Raday, CCO, Beta Film
Entrevista: Beatriz Seigner, Diretora e roteirista
Felipe Braga, Showrunner, roteirista e produtor executivo
Dia 28/04 – Global Stage
14h30 – 15h30
Futuro do Entretenimento
Bertrand Chaverot, Managing DIrector, Ubisoft
Marcelo Castello Branco, CEO, UBC
Patrícia Muratori, Diretora Youtube Brasil
Sylvie Forbin, Vice-diretora Geral, OMPI
Moderação: Rodrigo Salinas, CQS Advogados
Dia 28/04 – Global Stage
17h30 – 18h30
Amazon Studios: Home For Talent
Ingrid Guimarães, atriz, roteirista e apresentadora, Amazon Studios
Lázaro Ramos, ator, diretor, roteirista, Amazon Studios
Malu Miranda, Head de Conteúdo Original Brasileiro, Amazon Studios
Participações especiais:
Alice Marcone, roteirista da série Manhãs de Setembro
Aly Muritiba, diretor da série Cangaço Novo
Breno Silveira, diretor e roteirista da série DOM
Fabio Mendonça, diretor da série Cangaço Novo
Gabriel Leone, ator e protagonista da série DOM
Gigi Soares, diretora da série Novela
Luis Pinheiro, diretor da série Manhãs de Setembro
Renata Pinheiro, diretora da série Novela
Dia 29/04 – Global Stage
09h30 – 10h30
Grey’S Anatomy & Station 19: do roteiro à produção
Beto Skubs, roteirista, Grey’s Anatomy
Kiley Donovan, produtora executiva e roteirista, Grey’s Anatomy e Station 19
Stefania Stampinato, atriz
Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane
Dia 29/04 – Global Stage
11h – 12h
Scott Steindorff - o papel das emoções para influenciar a arte
Scott Steindorff, Produtor Executivo, Station Eleven
Dia 27/04
10h00 às 11h00 - StoryVillage
True Crime no Centro do Conteúdo Original: uma reflexão sobre as sociedades
Branca Vianna, Presidente, Radio Novelo
Ilana Casoy, autora
Mayra Lucas, CEO, Glaz Entretenimento
Moderação: Clarisse Goulart, Diretora de Desenvolvimento e Negócios, Conspiração Filmes
Dia 27/04
15h30 – 16h30
Fantasia, Ficção e Fatos Reais: narrativas locais, alcance global
Ana Luiza Azevêdo, Diretora, Casa de Cinema de Porto Alegre
Elisabetta Zenatti, Vice-President Content, Netflix Brasil
Luis Lomenha, Shrowrunner, roteirista e diretor
Rodrigo Sant'Anna, ator, diretor, roteirista e showrunner
Dia 28/04
10h00 – 11h00
O futuro do melodrama no centro do conteúdo original
Monica Albuquerque, Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America
Patrícia Moretzsohn, Head Writer e roteirista
Raphael Montes, roteirista
Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane
Dia 28/04
11h30 – 12h30
Construção de narrativa para e pela geração Z
André Abdala, Founder & Director, Abdala Brothers
Salomão Abdala, Founder & Director, Abdala Brothers
Sandra Lehner, Creative Strategic Director, SL
Suzana Pamplona Miranda, Diretora de Pesquisa e Conhecimento, Globo
Moderação: Izabela Ianelli, Head de Digital, Endemol Shine Brasil
Dia 28/04
16h00 – 17h00
Warner Media apresenta: o boom dos conteúdos non-fiction
Angélica, Host de Jornada Astral
Murilo Rosa, Host de A Ponte: The Bridge Brasil
Sergio Nakasone, Regional Director of Non-Ficton Development, Warner Bros. Discovery
Verônica Villa, Head of Non-Ficton Development, HBO Max
Dia 29/04
10h – 11h
Terror, sobrenatural e sci-fi no centro do conteúdo original
Ana Paula Maia, roteirista e autora da série Desalma
Dani Li, diretora da série 3%
MM Izidoro, roteirista e autor de Diário do Centro do Mundo
Moderação: Amanda Luvizotto, crítica de cinema
Screening Room
27/04 – Screening Room
10h00 - 11h00
Desenvolvimento e produção de obras de ficção com autenticidade
Maria Angela de Jesus, Diretora Sênior de Produção e Gestão de Produção do VIS Brasil, Paramount
Tereza Gonzalez, Diretora Sênior do VIS Brasil, Paramount
Moderação: Cristina Padiglione, jornalista
27/04 – Screening Room
11h30 - 12h30
Inovação e transformações no audiovisual: estratégias para antecipar tendências e assumir o protagonismo da mudança
Gabriel Gurman, CEO, Galeria Distribuidora
Georgia Costa, CEO, Coração da Selva
Mariana Oliva, CEO, Maria Farinha Filmes
Tiago Mello, Producer and Partner, Boutique Filmes
Moderação: Daniela Tolomei, Fundadora, Transformação Audiovisual
27/04 – Screening Room
14h30 - 15h30
Showrunner ou head writer: que posição é essa, afinal?
Haná Vaisman, Diretora de Conteúdo para Séries Roteirizadas, Netflix Brasil
Felipe Braga, roteirista e showrunner, Los Bragas,
Ludmila Naves, roteirista
Leandro Soares, roteirista
Moderação: Bartira Bejarano Campos, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento Paranoid BR
27/04 – Screening Room
16h30 - 17h30
Conteúdo original kids: o desafio de criar para para os nativos digitais
Flávia Costa, Gerente de Conteúdo Infantil, Globo
Karen Castanho, Produtora, Biônica Filmes
Luciana Druzina, CEO, Druzina Content
Marina Filipe, Sr. Manager Original Productions Kids & Family, Warner Media
Moderação: Juliana Capellini, Produtora Executiva, Conspiração
27/04 – Screening Room
17h45 - 18h30
Riofilme apresenta
O impacto do audiovisual no desenvolvimento das cidades
Elisa Tolomelli, Founder/Co-Founder , Eh! Filmes
Leo Edde, Presidente do Conselho das Indústrias Criativas, Firjan
Marcelo Calero, Deputado Federal e Ex Secretário de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro
Moderação: Clélia Bessa, Sócia-Fundadora, Raccord Produções
Dia 28/04 – Screening Room
10h30 - 11h30
O futuro do streaming
Aline Jabbour, Diretora de desenvolvimento de negócios e aquisições Latam, Samsung
Denis Onishi, Diretor de Negócios e ad Sales, Paramount Brasil
Renata Fernandes, Head de Performance e Produtos Digitais, Globoplay
Moderação: Fábio Lima, CEO, Sofá Digital
Dia 28/04 – Screening Room
12h – 13h
Conteúdo original com foco na audiência
Gabriel Jacome, Head of Content, Globo
Iafa Britz, Partner, Migdal Filmes
Mara Lobão, CEO e Sócia-fundadora, Panorâmica
Marcelo Tamburri, Vice President Scripted Content Development, Warner Bros. Discovery
Moderação: Fernanda Menegotto, Co-fundadora e Head da VBrand
Dia 28/04 – Screening Room
15h às 16h
A demanda da audiência brasileira em múltiplas janelas
Adriana Pascale, LATAM Insights Manager, Parrot Analytics
Dia 28/04 – Screening Room
16h30 – 17h30
Propriedade intelectual e o futuro do audiovisual
Victor Drummond, Presidente Executivo, Interartis Brasil
Rosana Alcântara, Sócia-fundadora, RSA Consultoria e Assessoria
Cláudio Lins de Vasconcelos, Sócio-fundador, Lins Vasconcelos Advogados
Moderação: Marcelo Goyanes, sócio-fundador, Murta Goyanes Advogados
Dia 28/04 – Screening Room
17h45 - 18h30
InPress apresenta
Master Class Branded Entertainment: o audiovisual como plataforma de conexão entre marcas e causas
Ana Domingues, Diretora Executiva da InPress Porter Novelli
Fernanda Menegotto, Co-fundadora e Head da VBrand e Consultora de Negócios Branded Entertainment Audiovisual do Grupo INpress
Otávio Chamorro, diretor e roteirista, Cinegroup
Dia 29/04 – Screening Room
10h30 - 11h30
Formatos originais com alcance global
Eduardo Gaspar, Vice Presidente de Criação, Endemol Shine Brasil
Elisa Chalfon, Diretora de Séries Não-Ficção da Netflix no Brasil, Netflix
Luisa Barbosa, Diretora executiva de não-ficção, Conspiração Filmes
Moderação: Roberto D’Ávila, CEO, Moonshot Pictures
Dia 29/04 – Screening Room
12h00 – 13h00
Novas tecnologias e o audiovisual do futuro
Malu Andrade, Executive Director, Coração da Selva
Rafael Coimbra, Editor Chefe, MIT Technology Review
Thiago de Freitas, CEO, Kokku
Moderador: Camila Garrote, Senior Associate, Demarest Advogados
Dia 29/04 – Screening Room
16h30 – 17h30
Firrjan apresenta
Macrotendências globais e as inovações para a indústria criativa
Carol Fernandes, Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.
Leo Edde, Presidente do Conselho das Indústrias Criativas, Firjan
www.rio2c.com |
|
|
|