Programação acontece dias 8 e 9 de dezembro no Expo Center Norte, reforça a virada tecnológica e sustentável do setor e nomes de destaque nas arenas ESG by Carbono B e Tecnologia by Cubo Itaú.
A Experience Expo 2025, maior encontro da indústria de eventos e brand experience do Brasil, acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo, e se consolida como o hub estratégico de tendências, negócios e inovação para o calendário de 2026, ano que será marcado por Copa do Mundo e eleições presidenciais. Realizado pela Ubrafe, o evento receberá profissionais de live marketing, comunicação, tecnologia, sustentabilidade, economia criativa, entretenimento, feiras de negócios e eventos corporativos, reunindo toda a cadeia do setor.
A realização do Experience Expo 2025 ocorre em um momento de forte aquecimento no mercado de eventos: segundo o barômetro Ubrafe/SPTuris, o setor cresceu 19% no primeiro semestre de 2025, com 612 eventos de grande porte e mais de 3,2 milhões de visitantes únicos somente na cidade de São Paulo - alta de 14% em relação a 2024.
No segmento corporativo, a plataforma DataEventos registrou crescimento de 4,74% nos primeiros cinco meses do ano. Os pavilhões da capital paulista já operam com disponibilidade reduzida para 2026, reforçando a relevância estratégica da cadeia de eventos para a economia nacional.
Criada para ser um ambiente integrador e catalisador de negócios, a Experience Expo nasce como espaço de convergência para marcas, agências, fornecedores, destinos, venues e organizadores de eventos. Nesta segunda edição, o evento reforça três pilares: Um deles são os negócios e conexões, para fomentar parcerias e oportunidades para o calendário de eventos de 2026. Outra vertente são inovação e tecnologia, que integram debates e demonstrações sobre IA, dados, realidade aumentada e ferramentas digitais aplicadas à experiência, além de sustentabilidade e ESG, com práticas reais, cases internacionais e métricas para o setor.
Programação em destaque
A edição de 2025 contará com um palco principal de conferências com painelistas nacionais e internacionais, com CEOs, especialistas, pesquisadores e líderes globais do setor, abordando o futuro dos eventos sob diferentes perspectivas.
Entre os temas centrais da programação estão:
- Festivalização e seus desafios: o que o universo dos grandes festivais e eventos B2C ensina ao B2B;
- O tamanho real do mercado: apresentação inédita do estudo Brazil Market Overview, conduzido pela consultoria internacional JWC Consulting;
- Eficiência e tecnologia em eventos: gestão de venues, automação, dados e ROI;
- Sustentabilidade aplicada: métricas, certificações, cases internacionais e o programa global Better Stands (programa da IFES e da Informa);
- O futuro dos eventos e os eventos do futuro: tendências de comportamento, marketing H2H, narrativas emergentes e impacto dos encontros presenciais.
A programação inclui nomes como Rafael Lazarini (Live Nation / RIO2C / SP2B), Luis Justo (Rock in Rio/The Town), Jochen Witt (JWC Consulting), Gerd Weber (JWC), Erik López Flores (Horizenit), Marcos Bedendo, Enrico Gallorini (GRS Research \& Strategy), além de lideranças brasileiras em ESG, tecnologia e gestão de feiras.
ESG como pilar estratégico
O evento dedicará um bloco robusto à sustentabilidade, com discussões sobre padrões internacionais, como ISO 20121; ações do Grupo de Trabalho ESG da Ubrafe; cases globais, como o modelo da Fiera Milano, reconhecido mundialmente pela UFI; implantação do programa Better Stands, da Informa, para evolução sustentável das montagens de estandes. As três montadoras parceiras do evento são Cia Set, Grupo de Eventos e Triart.
Com participação de especialistas em plataformas digitais, gestão de venues e soluções para eventos, o encontro discutirá o uso de IA para personalização da jornada do público, inteligência de dados para medir e ampliar ROI, automação de operações e ganhos de eficiência e tecnologias imersivas para experiências híbridas e presenciais, entre outros tantos temas, sob o comando e curadoria de Rafael Vaisman.
Lançamentos de livros
Durante o Experience Expo 2025, serão lançados títulos que dialogam com os temas da programação:
- “ESG em Eventos”, coautoria de Daniel de Freitas Costa;
-“Marketing H2H”, de Marcos Bedendo em coautoria com Philip Kotler;
-“Branding: como fazer na prática”, também de Bedendo.
-“O poder dos eventos presenciais”, Enrico Gallorini (obra inédita no Brasil e traduzida ao português especialmente para o Experience Expo 2025)
Os autores estarão presentes para sessões de autógrafos e debates com o público.
Uma plataforma de oportunidades para jornalistas
A imprensa em geral encontrará, no evento, uma agenda ampla para as editorias de negócios, economia, inovação, tecnologia, comunicação, marketing, sustentabilidade, varejo e entretenimento. Haverá acesso a dados inéditos, especialistas nacionais e internacionais, executivos das maiores marcas do país e um rico panorama para reportagens de tendência e comportamento.
“A Experience Expo 2025 é o ponto de convergência para o futuro do live marketing, da inovação, da sustentabilidade e das experiências de marca no Brasil. Em um momento em que o mercado vive um forte ciclo de crescimento, o encontro se apresenta como essencial para executivos, agências e inovadores que buscam não apenas acompanhar, mas liderar essa transformação”, afirma Paulo Ventura, presidente do Conselho da Ubrafe.
Feiras do Brasil é media partner do evento.
Serviço
Experience Expo 2025
Quando: 8 e 9 de dezembro de 2025
Horários: dia 8 – 2ª feira (das 15h às 19h) e dia 9 - 3ª feira (das 12h às 20h)
Onde: Expo Center Norte - São Paulo/SP
www.sympla.com.br/evento/eex-experience-expo-2025/3100789 |
| |
|
|