Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
M&A Conference debate fusões e aquisições de startups e tendências de mercado para o 2º semestre

05/05/2022
M&A Conference debate fusões e aquisições de startups e tendências de mercado para o 2º semestre

Baseado no livro "Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup" (Editora Gente), evento reúne nomes como Pierre Schurmann (Nuvini), Higor Franco (Locaweb), Felipe Mattos (Sirius), Felipe Barreto Veiga (BVA Advogados), Thiago Lima (LinkApi), entre outros

O mercado brasileiro está cada vez mais diverso e aberto à inovação.

Fusões e aquisições envolvendo startups e grandes empresas bateram recorde em 2021 e a tendência é de crescimento ainda maior nos próximos anos. De um lado, startups surgindo em velocidade cada vez maior e com muito capital disponível para crescimento, de outro lado, grandes empresas e startups em estágio mais avançado em busca da próxima inovação e sinergias para potencializar seu ecossistema.

É com este panorama em vista que vários nomes importantes do mercado de empreendedorismo, tecnologia e inovação vão se reunir para o evento “M&A Conference - Os Bastidores de aquisições de startups”, que ocorre em 5 de maio (quinta-feira), via conferência online, a partir das 15h. Na ocasião, empreendedores vão discutir sobre os bastidores desse movimento: o que pensam as startups, os investidores e as grandes empresas nessa estratégia de crescimento, e quais são os maiores erros em um processo de fusão e aquisição de empresas (processo também conhecido como M&A, do inglês ‘merges and acquisitions’). O evento é produzido pela Locaweb, uma das maiores empresas de hospedagem de sites do país, e é baseado no livro “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup” (Editora Gente), escrito por João Cristofolini e Eduardo Cosomano.

No ano passado, o número de M&As bateu recordes no País: o aumento foi de 63% em relação a 2020, com um montante acumulado estimado em R$ 715 bilhões. Neste ano, mesmo com instabilidades e incertezas econômicas em todo o mundo, a projeção para 2022 é positiva: a pandemia antecipou uma “virada digital” que já se desenhava em diversos setores e, em mercados competitivos, processos de fusão e aquisição são oportunidades tanto para as startups quanto para as grandes empresas.

O aumento no número de startups — empresas ligadas à tecnologia que desenvolvem produtos e oferecem serviços disruptivos e apresentam grande potencial de crescimento — faz com que as grandes corporações também fiquem de olho nas possibilidades que elas trazem ao mercado. Isso explica um movimento que vem se tornando tendência no país: as fusões e aquisições.

Com a participação de empresários, empreendedores e especialistas no tema, a conferência propõe um debate sobre os bastidores das negociações de M&A: o que pensam os fundadores das startups, os investidores, as grandes empresas? O que está envolvido nessa estratégia de crescimento e quais são os maiores erros em um processo de fusão e aquisição? Essas e outras perguntas farão parte da conversa entre grandes nomes do mercado, como o presidente da Associação Brasileira de Startups e fundador da Sirius, Felipe Mattos, Gustavo Brigatto (Startups), Higor Franco (Locaweb), Pierre Schurmann (Nuvini), Felipe Barreto Veiga (BVA Advogados), Thiago Lima (LinkApi), Evandro Polli (Netzee), Geraldo Santos (Startupi), João Cristofolini (Pegaki) e Eduardo Cosomano (EDB Comunicação). O evento será transmitido online e gratuitamente, mediante inscrição realizada no site Sympla.

A conferência inicia com uma abertura sobre compra e venda de startups e, na sequência, terá três painéis de debates entre os convidados, abordando temas como os maiores erros em uma negociação de M&A, a visão da startup envolvida em um M&A e a visão da empresa compradora em um processo de aquisição. Organizado pela Locaweb, empresa brasileira que é referência em tecnologia no País, o evento é baseado no livro best-seller de João Cristofolini e Eduardo Cosomano, “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup” (www.saidademestre.com.br/) (Editora Gente, 2021) .

Conheça o livro

Lançado em outubro de 2021, o livro “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup” traz bastidores inéditos de aquisições de startups por grandes empresas. Escrito em coautoria por João Cristofolini, fundador da Pegaki — empresa que passou pelo processo de aquisição quando foi comprada pela Intelipost em fevereiro de 2021 —, e Eduardo Cosomano, jornalista especializado em startups e tecnologia e fundador da agência EDB Comunicação, o livro conta ainda com prefácio de Camila Farani, um dos tubarões do Programa Shark Tank Brasil e uma das principais investidoras anjo do Brasil.

Para se debruçar sobre as tratativas de compra e venda de startups, o livro detalha a trajetória da Pegaki desde sua fundação até a venda para a Intelipost, plataforma líder em gestão de fretes no Brasil, bem como todos os desafios envolvido no processo de M&A, como a busca por investidores, as dificuldades para liderar e manter uma equipe motivada, negociar grandes contratos e realizar a venda.

Além disso, os autores fazem uma análise do mercado de tecnologia e inovação brasileiro a partir de mais de trinta entrevistas. Frederico Pompeu (Associate Partner do BTG Pactual e Head do boostLAB), Higor Franco (Diretor Geral na Locaweb), Marcos Sterenkrantz (Head da XP Ventures), Pierre Schurman (CEO da Nuvini), e Ricardo Camatta Sodre (Executive Officer do VTEX relatam o que observam na hora de adquirir uma startup, e cases como os de Alfredo Soares (XTech, comprada pelo VTEX), Allan Panossian Kajimoto (Delivery Direto, comprada pela Locaweb), Alexandre Messina (Pedala, comprada pela Ame, empresa dos grupos Lojas Americanas e B2W), Evilásio Garcia (Agile Process, comprada pela Intelipost), Marcela Viegas Graziano (Smarket, comprada pela Neogrid), Paulo Orione (Decora, comprada pela americana CreativeDrive), Patrick Rocha (dLieve comprada pela a VETX) Rodrigo Dantas (Vindi, comprada pela Locaweb), Stephanie Fleury (DinDin, comprada pelo Bradesco), Tiago Vailati (Hiper, comprada pela Linx), Thiago Lima (LinkiAPI, comprada pela Semantix) apresentam as perspectivas dos fundadores em suas trajetórias até a venda ou fusão de suas empresas.

Serviço

M&A Conference - Os Bastidores de aquisições de startups
05 de maio de 2022, das 15h às 18h
Online
Gratuito
www.sympla.com.br/evento-online/m-a-conference-os-bastidores-de-aquisicoes-de-startups/1487548
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024: confira o TOP 5 de setores com mais feiras!
Últimos Destaques 
19/04/2024
» Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
19/04/2024
» HSM+ anuncia 24ª edição com novo conceito e speakers internacionais já confirmados
19/04/2024
» Cybersecurity Forum vai revelar como empresas estão combatendo as ameaças digitais
19/04/2024
» 10ª edição do Inova Trade Show terá conteúdo dedicado a ESG
18/04/2024
» Agrishow 2024 reunirá mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais
mais...
  buscar destaques: