Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 

 

   
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Travel Conference 2026 discute modelo de recolhimento de novos tributos

04/11/2026
Travel Conference 2026 discute modelo de recolhimento de novos tributos

Decisão sobre IBS e CBS para 2027 exige atenção às regras da reforma tributária e à estrutura de cada negócio

As agências de viagem optantes pelo Simples Nacional têm até 30 de outubro para escolher se vão recolher o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) pelo regime regular no primeiro semestre de 2027. A decisão faz parte da transição para o novo sistema tributário e exige que as empresas conheçam as regras aplicáveis às suas operações antes de definir como farão o recolhimento.

A opção não significa que a agência precise sair do Simples Nacional. As empresas podem permanecer nesse regime e escolher recolher o IBS e a CBS pelo modelo regular, separadamente do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A escolha terá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2027 e deve considerar as características de cada negócio.

A Lei Complementar nº 214/2025 estabelece regras específicas para as agências de viagens e turismo. Nos serviços de intermediação, a legislação prevê que a base de cálculo do IBS e da CBS considere o valor da operação, com a dedução dos valores repassados aos fornecedores intermediados, conforme as condições previstas na lei. A norma também estabelece regras próprias para a venda de passagens aéreas.

“Não existe resposta única para o setor. A escolha entre ficar no Simples Puro ou migrar para Simples Híbrido, ou seja, recolher o IBS e a CBS dentro ou fora do DAS, depende totalmente do perfil de clientes, das margens e do tipo de serviço que a agência vende. O que não dá é para decidir no escuro”, afirma Marcelo Oliveira, advogado sócio do CMO Advogados e fundador do perfil @turisprudencia, especializado no setor do turismo.

Conhecer essas diferenças é importante para entender como a reforma se aplica às atividades das agências e quais aspectos devem ser avaliados antes da escolha do modelo de recolhimento. A decisão envolve regras tributárias distintas para diferentes tipos de operação, por isso é importante analisar a realidade de cada empresa.

O tema será discutido na Travel Conference 2026, durante a palestra “Em janeiro o seu imposto muda. E agora?”, conduzida por Marcelo Oliveira no sábado, 21 de novembro. O encontro vai abordar os desafios da reforma tributária para os profissionais do turismo e as mudanças que precisam entrar no planejamento das empresas para 2027.

Serviço

Travel Conference 2026
Data: 21 e 22 de novembro de 2026
Local: Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention - São Paulo/SP

www.travelconference.com.br
 
 
 
Entrevista
» Entrevista com Camila Boueri, diretora do CMS People, sobre o CMS Financial Innovation 2026
Últimos Destaques 
04/11/2026
» Com inadimplência recorde no crédito rural, Conacredi Agro 2026 debate governança e risco em SP
04/11/2026
» Profit Summit 2026 reúne referências do trading nacional e internacional em São Paulo
04/11/2026
» 86ª Festa das Flores de Joinville terá exposição com mais de 30 mil flores e plantas ornamentais
03/11/2026
» Italian Week 2026 celebra conexões entre Brasil e Itália com cultura, negócios e experiências
03/11/2026
» PLDFTe GRISC: congressos têm foco em inovação, resiliência operacional e crimes financeiros
mais...
  buscar destaques: