Encontro nacional de Agentes do Setor Elétrico acontece nos dias 8 e 9 de junho, no Rio de Janeiro
Após dois anos de evento on-line, o ENASE - Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico - está de volta em um novo formato, o híbrido. Promovido pelo Grupo Canal Energia by Informa Markets, a 19ª edição do evento, com o tema “Um olhar para 2023-2026”, vai debater o futuro do setor elétrico pós-eleição no Brasil. Nos dias 8 e 9 de junho, no Expo MAG, no Rio de Janeiro, sete painéis vão tratar dos mais diversos recortes da energia elétrica no país, sob a perspectiva de todos os players do setor e com a presença dos principais executivos e da governança desse segmento.
No primeiro dia de evento, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, vai fazer um pronunciamento e falar sobre as dificuldades da modernização do setor elétrico, sobre a abertura do Mercado Livre e sobre o protagonismo do consumidor.
Em seguida, o primeiro painel vai tratar dos desafios da governança setorial para o quadriênio 2023-2026. Para o debate, estão confirmadas as presenças de Marisete Pereira Dadald, secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Camila Bomfim, diretora geral substituta da Aneel, Thiago Barral, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética, Rui Altieri, presidente do Conselho Administração da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), e Luiz Carlos Ciocchi, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na pauta, estarão assuntos como a operação em tempos de mudanças climáticas, a transição energética, as novas tecnologias, entre outros.
Outro destaque vai para o Painel ‘A visão dos agentes sobre os desafios de 2023-2026’. Participarão desse debate representantes dos diferentes elos da cadeia, como consumidores, comercializadores, produtores independentes e companhias elétricas. Já o terceiro painel vai abordar uma das grandes promessas para a transformação desse mercado, o hidrogênio verde. Serão debatidos o Plano Nacional do Hidrogênio, os usos dessa fonte de energia na cadeia e a sua exportação para outros mercados. Como palestrante, o evento vai receber Camila Ramos, sócia-diretora da Clean Energy Latin America (Cela), além dos debatedores, representantes de associações de energia eólica, de energia solar e da indústria.
Outro tema do encontro irá tratar da evolução da matriz elétrica no Brasil. Com a palestra de Luiz Augusto Barroso, presidente da PSR, consultoria especializada em soluções tecnológicas e serviços técnicos para o segmento, e debatedores que representam diferentes atores do setor, serão abordadas questões como o papel do gás natural na nova matriz, os novos modelos para a operação do sistema e o papel das fontes energéticas em tempos de mudanças climáticas.
No segundo dia, o evento conta com o fórum dos CEOs, com a participação de grande nomes como Nicola Cotugno, diretor presidente da Enel, Gustavo Estrella, presidente do grupo CPFL, e de José Renato Domingues, vice-presidente corporativo da CTG Brasil, o painel vai tratar de assuntos como a pauta ESG, a transição energética, as perspectivas para o processo de modernização do setor e as principais preocupações para o futuro.
O evento encerra com debates sobre os impactos do novo setor elétrico nos consumidores, a partir de 2023 e um debate sobre a situação econômica e política do Brasil, bem como os impactos das eleições para o setor elétrico.
O evento conta com os patrocinadores: BTG Pactual, Eletron Energy, Spic Brasil, Tradener, Elera Renováveis, CTG Brasil, 2W Energia, Atiaia Renováveis, CPFL Soluções, Delta, Eneva, Ibitu Energia, Neoenergia, Raízen, (Re)Energisa, StatKraft, Thunders, Comerc Energia, Simple, AES Brasil, Ambientare, EDF Renewables, DSS, Infinity Energias, Isa Cteep, Sigdo Koppers, Stima Energia, Thymos Energia, Trander Energia, Voltalia.
Serviço:
ENASE - Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico
Data: 08 e 09 de junho
Local: Expo MAG no Rio de Janeiro (Antigo Centro de Convenções Sul América )
Inscrições e Informações: www.enase.com.br |
|
|
|