Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Talento e criatividade do artesão potiguar estarão à mostra na Fiart

24/01/2022
Talento e criatividade do artesão potiguar estarão à mostra na Fiart

Espaço do Sebrae na 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) vai destacar o trabalho de empreendedores que usam as manualidades como forma de negócio com valor agregado

É assim, cada região de qualquer canto do mundo carrega em si características, história e tradições intrínsecas que se revelam em detalhes sutis. E uma forma de turistas ou mesmo moradores locais perceberem e se apropriarem dessa identidade é através do artesanato do lugar. Toda a minuciosidade, talento e criatividade de artesãos, que usam a atividade como forma de empreender, entram em destaque no espaço do Sebrae no Rio Grande do Norte, que será montado na 27ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart). O evento será realizado no período de 28 de janeiro a 6 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal.

O evento foi lançado nesta quinta-feira (20), durante um café da manhã, em que foram detalhados pela organização os números da 27ª edição da feira. Durante o lançamento, o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou a importância do apoio à atividade do artesanato, associada ao turismo, sobretudo ante o advento da pandemia que provocou o recrudescimento da crise econômica com o aumento do desemprego e a queda da geração de renda para o trabalhador.

"O artesão que tinha o artesanato como fonte de renda secundária, acabou investindo mais na atividade para garantir o sustento de suas famílias", lembra João Hélio, reconhecendo a melhoria dos produtos artesanais do RN, cujo bordado de Caicó está em evidência em uma mostra no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro.

João Hélio enfatizou que a realização de uma feira do porte da Fiart é uma grande oportunidade para dar visibilidade ao trabalho dos artesãos e fomentar a comercialização de suas peças. Durante a Fiart está sendo feito um resgate dos brinquedos populares, produzidos artesanalmente, visando preservar a tradição e a cultura de um povo. "Além disso, é importante destacarmos o trabalho do artesão com o barro, que é uma matéria-prima de tradição milenar que contribuiu bastante com a sobrevivência dos povos. O desafio é transformar o barro em novos produtos, usando a criatividade e a inovação", conclui João Hélio.

O espaço do Sebrae terá 63 metros quadrados e vai comportar a produção de 14 artesãos e grupos de diversas regiões do Rio Grande do Norte, com suas tipologias características. É o caso dos bordados do Seridó, além de peças e utilitários em crochê, frivolitê, cerâmica, couro, do tecido. A instituição realizou uma seleção dos trabalhos e expositores que vão compor o espaço.

O Sebrae apóia o evento desde a primeira edição e esta será a primeira a ser realizada de forma presencial desde o surgimento da pandemia. Tendo como tema ‘Mãos que entrelaçam - O talento as oportunidades’, a feira será instalada no Pavilhão Nísia Floresta do Centro de Convenções em uma área de 7,5 mil metros quadrados e com um total de 200 estandes, entre eles o espaço do Sebrae.

“A Fiart é sempre um uma grande vitrine, pois é a maior feira de artesanato do Rio Grande do Norte. Em virtude do aumento no número de casos da covid-19, vamos ter o maior cuidado para atender as normas de bioprevenção. É um evento muito esperado por todos os artesãos em função da grande vitrine que se torna para quem produz manualidades e pela valorização dos mestres artesãos”, aponta a gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ana Ubarana.

www.fiart.com.br/
www.facebook.com/feirafiart/
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
28/02/2024
» Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia
28/02/2024
» SRM prepara Prova de Ganho de Peso para a Expoingá
28/02/2024
» Zabbix Conference LatAm reunirá lideranças latinoamericanas para discutir monitoramento, open source e networking
28/02/2024
» ABComm abre venda de ingressos para a 9ª edição do Prêmio de Inovação Digital
27/02/2024
» Haus Decor Show apresenta os lançamentos de tintas e vernizes à iluminação, de refrigeração à automação residencial
mais...
  buscar destaques: