Especialistas de bancos, empresas e movimentos sociais abordam o papel do setor no ambiente social; painel será no dia 9 de agosto
Os consumidores estão cada vez mais atentos à forma como as empresas lidam com questões relacionadas à inclusão, diversidade e equidade. Posicionamentos e ações que contemplem públicos heterogêneos importam e podem trazer visibilidade, novos clientes e crescimento econômico. E muito importante, integrar pessoas com diferentes experiências e pontos de vista no ambiente de trabalho alavanca a criatividade e a possiblidade de gerar inovações.
Qual é o papel do setor bancário na inclusão social e na promoção da diversidade? Especialistas debatem o tema no painel “Diversidade, equidade e capacitação: a relevância social dos bancos”, programado para o dia 9 de agosto no Febraban Tech 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina.
Participam do debate: Leila Melo, integrante do Comitê Executivo do Itaú Unibanco, liderando as áreas Jurídica, Ouvidoria, Comunicação, Relações Governamentais e Sustentabilidade; Adriana Alves, vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão no Banco BNP Paribas; Nana Baffour, CEO e Chief Cultural Officer da Qintess; e Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento UniãoBR. A moderação é de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.
O estudo Diversity Matters: América Latina, publicado pela consultoria McKinsey em 2020, aponta que as empresas com equipes executivas diversificadas em termos de gênero têm 14% mais probabilidade de superar a performance de seus pares. E aquelas em que a diversidade da liderança em termos de orientação sexual está acima da média de seus concorrentes apresentam chance 25% maior de obter um melhor desempenho financeiro.
Os bancos lidam com exigências de boas práticas ambientais, sociais e de governança para captar recursos no exterior. Assim, as pautas ESG (ambiental, social e de governança) do setor precisam ser aceleradas para dentro e para fora. Ações de educação financeira, capacitação de mulheres para o mercado de tecnologia e uso de dados para avaliar questões de equidade de salários para homens e mulheres, bem como melhores formas de comunicação com o público, são exemplos do que os bancos têm feito. Mas há também o direcionamento de capital para empresas que irão de fato trabalhar ações de diversidade e inclusão social.
Febraban Tech 2022
O Febraban Tech reúne as principais lideranças das instituições financeiras do Brasil, tanto em painéis de debates, quanto na feira de exposição com as principais tecnologias de vanguarda. O congresso traz o tema “A nova realidade global e a transformação acelerada”.
Nos três dias de evento, profissionais dos mais variados setores e o público geral que se interessa por tecnologia terão a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos relevantes para o futuro da sociedade, como cibersegurança, open finance, gestão da nuvem corporativa, metaverso, web 3, NFTs, 5G, agenda ESG, entre outros, sempre à luz da chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além destes importantes temas, a Febraban prepara outras surpresas na programação e experiências imersivas e tecnológicas para o momento inovador não somente do mercado financeiro, mas também da sociedade digital em meio a esta nova realidade global.
Febraban Tech: a evolução do Ciab
As discussões de vanguarda na tecnologia e as oportunidades de geração de novos negócios, que fizeram o sucesso do CIAB desde a primeira edição, em 1991, ganharam nova dimensão com o protagonismo da Febraban na condução de questões relacionadas à sociedade.
E para refletir este momento de integração, o CIAB ganha um novo nome e uma nova marca – Febraban Tech, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e exposição de todos estes ativos para a sociedade. Além do nome, o evento traz mais uma novidade, que é um novo local: a Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera.
https://febrabantech.com |
|
|
|