Com a participação de técnicos de campo, pesquisadores, autoridades políticas e lideranças do setor pecuário, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (22) a 15ª ExpoGenética. A solenidade de abertura, que marcou a retomada do formato presencial da feira, foi realizada no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
O evento começou com uma grande novidade para os criadores de Zebu. Em seu discurso, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, anunciou o aumento das genotipagens dos animais, por meio do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ, o PMGZ. Na última ExpoGenética presencial, em 2019, eram 75 mil animais genotipados. Hoje são mais de 230 mil, um crescimento de mais de 200%.
Rivaldo Júnior anunciou o investimento de R$ 6 milhões de reais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para novas genotipagens de zebuínos. Dois milhões já serão aplicados imediatamente, possibilitando cerca de 30 mil novas genotipagens.
“Isto é muito importante, pois estamos alavancando o rebanho brasileiro e aperfeiçoando o nosso PMGZ através da genotipagem. Esta ação é fruto das nossas idas a Brasília, onde tratamos sobre vários assuntos de interesse dos criadores de Zebu. Com esta verba será possível fazer cerca de 30 mil novas genotipagens e agora com um diferencial: vamos atender todas as raças zebuínas, gratuitamente para nossos associados”, destaca o presidente da ABCZ.
Segundo Rivaldo Júnior o trabalho será desenvolvido com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que fará o repasse dos recursos à ABCZ. “É uma contribuição a mais para continuarmos avançando no melhoramento genético de zebuínos”, salienta o chefe-geral da Embrapa, Antônio do Nascimento Ferreira.
O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, ressaltou a importância da ExpoGenética e do trabalho desenvolvido pelos pecuaristas brasileiros. “Esta feira é uma referência para a pecuária. A genética é fundamental na melhoria contínua da produtividade e da qualidade da nossa pecuária", afirmou.
Também participaram da solenidade de abertura os vice-presidentes da ABCZ Fabiano Mendonça e Marcelo Ártico; o Superintendente Geral da entidade, Jairo Machado; o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Márcio Cândido Alves, que representou o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; o subsecretário de Agricultura Familiar, Ricardo Peres Demicheli e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
Após a cerimônia de abertura da ExpoGenética uma série de palestras técnicas foi realizada no local, apresentando temas como a acurácia necessária para tomada de decisões; a importância do touro melhorador; e a emissão de metano pelos bovinos e as práticas para uma pecuária cada vez mais sustentável.
A ExpoGenética 2022 segue até o próximo dia 28, com intensa programação.
https://expogenetica.com.br |
|
|
|