Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Medical Fair Brasil promoverá debates sobre envelhecimento populacional

28/04/2021
Medical Fair Brasil promoverá debates sobre envelhecimento populacional

Expo Silver Care ocorre de 5 a 7 de maio, de maneira virtual, a partir de uma série de lives com conteúdos científicos e dinâmicas integrativas com foco na saúde física, cognitiva, emocional e mental da geração prateada

Os avanços da tecnologia, da medicina, da queda de mortalidade e fecundidade, assim como o contínuo desenvolvimento do conhecimento em áreas como gerontologia e geriatria, contribuem para que se compreenda o envelhecimento populacional. Pesquisas indicam que nas próximas três décadas, o Brasil terá 30% de seus habitantes com mais de 60 anos. Mas será que a sociedade está preparada para essa nova realidade? Pensando nisso, a Medical Fair Brasil (MFB) promoverá, de 5 a 7 de maio, a Expo Silver Care, uma série de lives que abordarão a transição da fase madura para o envelhecimento.

A partir de 2030, haverá mais idosos do que crianças vivendo no Brasil, o que caracteriza uma trajetória de envelhecimento populacional em crescimento vertiginoso ano a ano. A inversão da faixa etária social traz desafios. Quando não associado a uma patologia, o envelhecimento se traduz em um bom nível de saúde, sendo considerado como um fator fisiológico que ocorre em todo organismo vivo ao passar pelas modificações e alterações decorrentes da evolução humana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que o envelhecimento da população é uma das maiores conquistas da humanidade na atualidade, que precisa preservar esses indivíduos com bons níveis de saúde.

Em artigo intitulado “Oportunidades e desafios do envelhecimento”, a psicóloga e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Anita Liberalesso Neri, diz que em uma população com múltiplas necessidades, acompanhar o progresso do envelhecimento populacional envolve assumir metas e tarefas de curto, médio e longo prazos nos domínios da saúde, da educação permanente, da criação de ambientes físico e socialmente amigáveis, da adoção de políticas justas de proteção social, da promoção da igualdade social e do respeito às liberdades individuais, com base no mote da OMS, segundo a qual “uma sociedade boa para os idosos é boa para todas as idades”.

“Pensar na população idosa, hoje, é ter consciência que houve um aumento da expectativa de vida e isso se deve a um conjunto de fatores, como a melhoria da saúde, que ainda não alcançou um ideal de qualidade, mas não podemos negar seus avanços. É bem verdade que as políticas existentes ainda não suprem a necessidade da atual parcela da considerada geração de prata no país. É fundamental que haja uma reorganização e melhor planejamento voltado para a longevidade a longo prazo, com serviços integrais à atenção ao idoso e formas de políticas especializadas que atendam às necessidades patológicas e ocupacionais dessa população”, fala a diretora da MFB, Malu Sevieri.

A executiva reitera, por exemplo, que o Sistema Único de Saúde (SUS) traz como um de seus princípios a equidade: tratar diferente os diferentes. Idosos necessitam de um atendimento apropriado, voltado para eles, tanto que foram criados aparatos legais para que fossem atendidos da melhor maneira possível.

Programação

A programação da Expo Silver Care terá participação de renomados pesquisadores, de maneira virtual, sempre das 18h30 às 20h, trazendo uma abordagem inovadora composta de conteúdos científicos e dinâmicas integrativas com foco na saúde física, cognitiva, emocional e mental, explorando potencialidades e oportunidades em um aprendizado contínuo, embasados em três pilares fundamentais para integrar e potencializar a sinergia do indivíduo e o processo do envelhecimento: bem-estar, prevenção e autonomia.

Serão colocados em pauta os desafios para um envelhecimento saudável em tempos de pandemia; os impactos da pandemia na saúde física e mental, inclusive a onda invisível das doenças além da Covid-19; o papel da telemedicina e das plataformas digitais no contexto atual, entre outros. A programação completa e os palestrantes convidados serão divulgados nos próximos dias. As lives poderão ser acessadas gratuitamente.

“O próprio idoso precisa ser protagonista e lutar pelos seus direitos. Com a idade avançada a pessoa não fica sem autonomia. É preciso considerar essa autonomia e fazer com que ele participe ativamente daquilo que diz respeito à própria vida. Quando falamos em cuidado ao idoso, o Estatuto do Idoso coloca que isso é dever do Estado, da família e da comunidade, ou seja, é preciso uma atuação em rede para que os direitos dos idosos não sejam violados”, afirma Malu.

www.instagram.com/medical_fair_brasil/
 
 


Últimas Notícias 
17/05/2021
» Automec tem mais de 500 marcas confirmadas para evento em novembro de 2021
17/05/2021
» Governador Mauro Carlesse determina nova edição da Agrotins 100% Digital
17/05/2021
» E-Summit Show 2021 terá a participação de Mauricio Meirelles
17/05/2021
» Sebrae realiza Live Show MKT e Vendas com dicas sobre novo mercado
17/05/2021
» Locaweb Digital Conference está com inscrições abertas
mais...
  buscar notícias: