Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Fórum Virtual Brazil Affairs ressalta potencial das frutas brasileiras e discute mercado internacional de hortifruticultura

04/05/2021
Fórum Virtual Brazil Affairs ressalta potencial das frutas brasileiras e discute mercado internacional de hortifruticultura

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) representada pelo presidente, Guilherme Coelho, participou na última quinta-feira (29) pela manhã do Fórum Virtual Brazil Affairs: Vamos Retomar Juntos” realizado virtualmente pela Revista BRAZIL EXPORT.

O Fórum contou com a participação de representantes do Brasil e da Espanha e teve como finalidade elaborar propostas, trocar informações, compartilhar experiencias com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico através dos contatos comerciais.

Cláudio Pinheiro, organizador do evento, deu início ao Fórum ao falar da forte parceria econômica entre Brasil e Espanha e enalteceu as feiras internacionais presenciais que tem feito muita falta em diversos setores da economia, principalmente ao setor agroalimentar.

O evento realizado anualmente foi dividido entre mesa redonda e palestras. O diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jean Marcel Fernandes tratou sobre as relações comerciais Brasil/Espanha. Na ocasião, ressaltou o potencial produtivo do Brasil na produção de fruta e falou da necessidade em focar no que precisa ser feito para que o país não seja somente grande produtor, mas esteja também entre os primeiros como exportador.

Como divulgado, no primeiro trimestre deste ano, a fruticultura alcançou a marca de 7% a mais em volume de frutas exportadas, comparados ao mesmo período que em 2020. O setor hortícola também teve crescimento no ano passado, o Brasil exportou U$ 52 milhões em produtos, aumento 37,3% em relação a 2019.

Na balança comercial entre Brasil e Espanha, o diretor conta que diante dos números apresentados o país está indo bem. “Se considerarmos as dificuldades logísticas por conta da pandemia, obtemos um resultado significativo, inclusive porque os números de 2019 e 2020 tiveram uma certa redução comparados a 2018, mas as nossas exportações ainda assim estão acima dos níveis verificados na última década”, disse Fernandes.

Em 2019, graças à parceria entre Mapa, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) o Brasil participou de 12 feiras internacionais, incluindo a Fruit Atraction. Com a mudança de hábitos causados pela pandemia em 2020, para modelos de eventos virtuais e híbridos o país participou de seis feiras. A previsão deste ano é que participe de 12.

“É um cenário desafiador, pois a promoção de produtos do agro, em especial os hortifruti depende muito de ter o produto em mãos, de uma conversa presencial. Nesse sentindo, é muito mais difícil fazer a promoção virtual desses produtos, mas ainda assim em 2020 conseguimos realizar algumas ações”, disse Fernandes.

Com apoio da Abrafrutas e do MRE, o Mapa levou nos últimos três anos, antes da pandemia, produtores brasileiros para uma das maiores feiras internacionais do mundo, a Fruit Atraction, realizada em Madrid. Nela foram promovidas o açaí, a melancia, o melão, o abacate, o limão, o mamão, o abacaxi, chás e bebidas energéticos orgânicos. A expectativa do Mapa para 2021 é que no segundo semestre, possam ser retomadas algumas ações, inclusive a participação nessa feira que é considerada fundamental para a promoção desses produtos no mercado espanhol.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, foi um dos participantes da mesa redonda e na ocasião ressaltou o entusiasmo do setor frente ao atual cenário na produção e exportação de frutas. Falou também da importante parceria entre a Abrafrutas e Apex-Brasil na participação das feiras nacionais internacionais e de todas outras ações voltadas na promoção das frutas brasileiras.

Segundo o presidente da Associação, o país possui um agro forte comandado pelos grãos e carnes, mas dentro do agronegócio o setor que mais emprega é a fruticultura. “A fruticultura transforma vidas, chegamos a locais inimagináveis como o semiárido brasileiro. Somos o setor do Agro que mais emprega”, afirmou o presidente.

Participaram também outros representantes de instituições brasileiras e espanholas nos quais discutiram temas voltados a produção, competitividade, embalagens, tecnologia para HF, nanotecnologia e etc.

Sobre a Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Abrafrutas desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

https://abrafrutas.org/
www.apexbrasil.com.br
 
 


Últimas Notícias 
17/05/2021
» Automec tem mais de 500 marcas confirmadas para evento em novembro de 2021
17/05/2021
» Governador Mauro Carlesse determina nova edição da Agrotins 100% Digital
17/05/2021
» E-Summit Show 2021 terá a participação de Mauricio Meirelles
17/05/2021
» Sebrae realiza Live Show MKT e Vendas com dicas sobre novo mercado
17/05/2021
» Locaweb Digital Conference está com inscrições abertas
mais...
  buscar notícias: