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Abiesv realiza o 34º Backstage do Varejo: “Varejo e os Ambientes de Marca: físico e digital”

11/06/2021
Abiesv realiza o 34º Backstage do Varejo: “Varejo e os Ambientes de Marca: físico e digital”

Gratuito e virtual, o evento será no período da manhã de 16/6 e reunirá palestrantes especializados em varejo de diversas áreas: publicidade, designer gráfico, arquitetura, entre outras

Já consolidado como o ambiente ideal para varejistas e fornecedores dos mais variados segmentos debaterem temas que compõem o dia a dia do setor e que ajudam a repensar, impulsionar e atualizar as práticas de varejo, o 34º Backstage do Varejo, promovido há nove anos pela Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, será pela primeira vez virtual, no dia 16/06 (quarta-feira), das 8h30 às 12h30, com o tema “Varejo e os Ambientes da Marca: Físico e Digital’. Gratuito, terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da entidade: Youtube e Facebook.

Os palestrantes do evento especializados em varejo são de segmentos variados: a premiada publicitária Eliane El Badouy Cecchettini, conhecida no mercado como Badu, que falará sobre “Estratégias de mídias sociais para o varejo”; Marcel Morgado, designer gráfico da Novarejo, cujo tema é “Neurobranding, comunicação e comportamento do consumidor: online e offline”; e a arquiteta e urbanista Carla Lupinacci, que abordará “A Neuroarquitetura no ponto físico e como o elemento digital influencia na construção da marca”. A mediação é de responsabilidade de Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da Abiesv, que também palestrará: “Formas, cores, texturas e sensações no PDV e como usar isso também no digital”.

“Pretendemos mostrar os caminhos novos, principalmente, aos pequenos varejistas”, afirma Marcos Andrade, presidente da Abiesv. “A integração dos mundos online e offline já acontecia e foi adiantada pela pandemia. No dia a dia de nossa vida pessoal temos que nos comunicar por vários meios -- WhatsApp, Facebook, telefone -- e a marca tem que caminhar nesse sentido, usando essas ferramentas e tornando esse relacionamento consistente. A tecnologia permite que sejam mapeados os vários pontos de contato com os clientes para dar continuidade ao processo, de forma integrada e fluida. São os desafios dos dias atuais”, completa Andrade, também CEO da Expor Manequins.

As experiências no PDV e a integração do online e o offline serão abordados no encontro, da mesma forma que os conceitos de varejo na loja, do ponto de vista da arquitetura, do visual merchandising, da comunicação e do trade, entre outros. “Hoje vivemos no mundo Phygital. A comunicação pode ter início no online e terminar no offline, do mesmo jeito que o atendimento ao cliente passa por esses dois momentos. No Backstage do Varejo vamos abordar como esses mundos são intrínsecos e inseparáveis em diversos aspectos. Contaremos cases e incentivaremos insights”, explica Ana Costa, que também ministra aulas e palestras sobre comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper mkt, entre outros.

O palestrante Marcel Morgado abordará a jornada do cliente, sua experiência de compra e os impactos em tempos de pandemia, além de como fortalecer a marca e gerar percepções positivas para o shopper. O especialista explica que uma experiência é algo que gera atenção, interesse, desejo, ação e satisfação. “Um exemplo: se uma lata de Coca-Cola custa hoje R$ 2,49 no Carrefour, o consumidor não se importa em pagar por ela R$ 10,00 em um restaurante como o Paris 6, pelo ambiente e conforto proporcionados. É o mesmo produto e duas formas de consumo”.

Segundo ele, uma experiência de compra envolve dois tipos de benefícios, o emocional, mais agradável, na qual o consumidor não tem percepção do tempo, e o benefício racional, cujo processo de compra é mais objetivo, e o cliente calcula preço. “80% das compras hoje são supérfluas, e apenas 20% são de uso essencial. E se o cliente perde tempo em uma fila muito grande no caixa da loja, a sua compra passa a ser de emocional para racional e logo ele desiste de levar alguns produtos”. O designer gráfico, também, fala sobre a importância das experiencias online e offline serem equilibradas. “Têm que atender desde o cliente que quer fazer uma compra rápida, como o que quer saber mais sobre o produto. E, claro, entender do seu público, sempre”. Morgado tem mais de 20 anos de mercado e já desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, Walmart Brasil, Saint-Gobain, Heineken Brasil e PremieRpet, entre outros.

Já para Badu: “Com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia, consumidores descobriram quanta coisa é possível fazer no ambiente digital”. Segundo ela, a utilização de redes sociais para fortalecer o relacionamento com o público e vender já faz parte da rotina de muitos varejistas e ajuda nas vendas. “Formatos que mesclam o virtual e o físico ganharão cada vez mais espaço. Termos como omnicanalidade, social commerce, social selling, dropshipping serão incorporados às estratégias das empresas, independentemente do seu tamanho”, conta a especialista, que também é professora e pesquisadora dos mecanismos de atenção e consumo de mídia contemporâneos.

O 34º Backstage do Varejo tem o patrocínio da LedWave e para aproveitar a ampla experiência que a empresa tem nesse setor, é que o seu CEO, Tiago Brito falará sobre “Tendências e Cases de Inspiração no Mundo”. O evento tem também o apoio da CDL Câmara de Dirigentes de Juazeiro do Norte.

Abiesv - fundada em 2002, tem como um de seus objetivos fortalecer e articular ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propiciar novas oportunidades de negócios, aos pequenos e médios empresários. Cada vez mais leva o conhecimento importante a seus associados e a varejistas. Participa das mais conceituadas feiras do setor, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Euroshop e Couromoda. E promove o ‘Backstage do Varejo’, criado em 2012, que já reuniu mais de 7000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos, na discussão de temas que compõem o dia a dia do setor, como: gestão de pessoas, tecnologia, expansão, visual merchandising e sustentabilidade; entre outros. Nesse momento de pandemia, a entidade já realizou vários Talks sobre assuntos do momento. Criou no ano passado os projetos: Movimento Apoie o Pequeno (eee.apoieopequeno.com.br) e Loja+Segura (www.lojamaissegura.com.br).

LedWave - referência quando se fala em tecnologia em LED no Brasil. Pioneiros em painéis de LED, nos mais diversos formatos e especialistas em projetos para vários segmentos de mercado. Tem cobertura nacional, com a marca consolidada nas principais capitais do Brasil. Tem sede e linha de produção em Goiânia, e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Orlando. Lança a marca WEOOH, maior veículo de mídia DOOH em painéis de grandes formatos (billboard digital) no Brasil. A empresa tem sede por inovação e ama proporcionar experiências visuais memoráveis ao seu público.

Serviço

34ª edição do Backstage do Varejo - Gratuito
‘Varejo e os Ambientes de Marca: físico e digital’
Data: 16.06.2021 - das 8h30 às 12h30
Para assistir basta acompanhar as redes sociais da Abiesv:
Facebook: www.facebook.com/Abiesv2/
Youtube: www.youtube.com/channel/UCa1tcjrK8Xel6mfxHUqdCUg
 
 


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