Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Com sucesso do Semiárido Show, programação fica disponível até 25 de dezembro

03/12/2021
Com sucesso do Semiárido Show, programação fica disponível até 25 de dezembro

A Embrapa realizou, entre os dias 23 e 25 de novembro, a nona edição do Semiárido Show, com patrocínio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/MAPA). Pela primeira vez de forma virtual, a feira pôde ser acompanhada a partir de diversas localidades do país. O formato também possibilitou estender o período para acesso à programação.

Os participantes que acompanharam as transmissões ao vivo puderam interagir diretamente com os palestrantes, por meio de perguntas e comentários no chat, que foram respondidas ao final de cada apresentação. Todos os eventos foram gravados, incluindo o momento de interação, e poderão ser assistidos ou revistos, de forma gratuita e a qualquer tempo, até o dia 25 de dezembro.

Para isso, basta acessar a plataforma www.semiaridoshow.online, preencher o formulário de inscrição e entrar na área do participante.

Com o tema Desenvolvimento Regional: Um olhar para o futuro, a programação da feira contou com mais de 60 eventos on-line, entre minicursos, palestras, dias de campo, oficinas e mesas-redondas. O Semiárido Show reuniu especialistas de diversas áreas para debater questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar nas regiões semiáridas do Brasil, além de informar e demonstrar técnicas de produção e manejo adequados a estes ambientes.

“Esperamos que o conhecimento compartilhado, as orientações apresentadas e as sinalizações de oportunidades sejam aplicáveis, tragam benefícios e transmitam avanços significativos para as comunidades rurais. Da mesma forma, esperamos relações mais próximas e abertas que fundamentam nossas ações e permitam visibilidade e capilaridade ao que executamos e disponibilizamos. O Semiárido Show também é um promotor desse tipo de iniciativa. Por isso, nosso compromisso é que esse evento atinja o seu público-alvo, e que oportunize inserir diferenciais aos sistemas produtivos e retorno econômico”, ressalta a Chefe-Geral da Embrapa Semiárido Maria Auxiliadora Coêlho de Lima.

Destaques da edição

Até a realização ao vivo, o evento alcançou um público de mais de 2 mil inscritos. Destes, 923 eram estudantes, 282 profissionais da assistência técnica e extensão rural, 280 produtores agrícolas, 262 membros da comunidade científica, além de outros 394 interessados.

Nesta edição, tiveram destaque temas como o manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de caprinos e ovinos, criação de galinhas caipiras e de abelhas-sem-ferrão, cultivo de palma e alternativas forrageiras para os rebanhos no Semiárido e sistemas de produção de agricultura biossalina. Também foram abordadas as potencialidades da biodiversidade do Bioma Caatinga, a fruticultura de sequeiro, além de sistemas de saneamento básico rural e reúso de água doméstica, entre outros.

O evento contou, ainda, com a Tenda Sabores do Sertão, onde foram realizadas oficinas de gastronomia e processamento de alimentos, valorizando os produtos regionais, como peixe e rapadura, carne de caprinos e ovinos, queijo de coalho, harmonização com vinhos de produção local, além de preparos e recomendações para uso de frutos nativos do bioma Caatinga.

Já as mesas-redondas envolveram grandes temas como a Água, o Turismo Rural, as Energias renováveis, tecnologias agrícolas de Baixo Carbono, agroecologia e desenvolvimento sustentável de comunidades e povos tradicionais, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF) e o Desenvolvimento Regional, todos com o olhar para o Semiárido. Também foram abordados programas governamentais voltados para a região, como o AgroNordeste, Rotas de Integração e Águas para o Agro.

O evento

O Semiárido Show é uma feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro. Realizada a cada dois anos, tem como objetivo possibilitar e facilitar o acesso aos conhecimentos e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras.

Tendo à frente da organização a Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina-PE, nesta edição, o evento contou com o envolvimento de outras 12 Unidades de pesquisa da Embrapa – Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Algodão (Campina Grande, PB), Alimentos e Territórios (Maceió, AL), Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Instrumentação (São Carlos, SP), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Meio-Norte (Teresina, PI), Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Soja (Londrina, PR), Solos (Rio de Janeiro, RJ) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), além de diversas instituições

www.semiaridoshow.online
 
 


Últimas Notícias 
20/01/2022
» Bolsonaro diz que vai priorizar presença na Expodireto Cotrijal
20/01/2022
» Couromoda: iniciativas de estímulo à retomada incluem palestras, rodadas, estandes coletivos e consultoria
20/01/2022
» Feiras de negócios são liberadas e a ABCasa Fair é confirmada para fevereiro
20/01/2022
» Superagro 2022 segue até sexta-feira (21)
20/01/2022
» Vindima 2022 começa no próximo dia 22 de janeiro na Vinícola Góes
mais...
  buscar notícias: