Empresas do setor ferroviário avaliam o potencial de novos projetos para o transporte de passageiros por trilhos. Referências desta indústria estarão presentes no principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, a NT Expo - Negócios nos Trilhos, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo
A volta dos trens regionais de passageiros é uma reivindicação antiga do setor metroferroviário. Alvo de muita expectativa para os paulistas, o edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte) deve ser publicado no primeiro semestre de 2023, segundo a previsão do secretário de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, nova pasta criada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O projeto do TIC faz ligação direta entre as cidades de Campinas e São Paulo com um trem de alta velocidade. De acordo com Benini, a viagem será feita em 64 minutos e o investimento estimado para a implantação é de R$ 10 bilhões, com aporte do governo de R$ 7 bilhões.
O diretor da Empretec, Guilherme Nurchis, opina que a expansão do setor de transporte de passageiros por trilhos, em especial os novos modelos operacionais como o Trem Intercidades (TIC), significa uma mudança na indústria ferroviária nacional, que em grande parte é aparelhada e desenvolve produtos para o trens heavy haul e o transporte urbano. Nurchis prevê o desenvolvimento de novas soluções, equipamentos e serviços.
"As transformações na indústria ferroviária serão muito interessantes e vamos acompanhar o desenvolvimento de novos equipamentos, sistemas de sinalização, abordagens em obras, bilhetagem e sistemas de informação ao passageiro. Será um período realmente interessante para a indústria, que será aparelhada para desenvolver soluções indo além do TIC", afirma o diretor da Empretec, empresa fabricante de equipamentos e peças para o setor ferroviário.
Quem também aposta no potencial do TIC é o vice-presidente de vendas da divisão de mobilidade da Voith América do Sul, Adelson Martins. "Consideramos que esse projeto tem o potencial de oferecer oportunidades de desenvolvimento para o transporte de passageiros e também vantagens econômicas e sociais para o País, uma vez que poderá ser um modelo viável para outras capitais brasileiras, envolvendo inúmeros players que são referência no setor metroferrovário", diz Martins.
Ele ainda enfatiza a importância de viabilizar diferentes modais de transporte de passageiros considerando o exponencial crescimento da população e, paralelamente a esse aumento, as frotas de veículos nas vias de grandes centros urbanos, como é o caso de São Paulo e Campinas. "O Trem Intercidades é uma solução que deve ser considerada e desenhada com urgência para que os problemas na mobilidade urbana sejam minimizados nas próximas décadas", destaca o vp de vendas da divisão de mobilidade da Voith América do Sul. A Voith Turbo, divisão do grupo alemão Voith, é especialista em tecnologias inteligentes de acionamento, além de sistemas e serviços feitos sob medida.
A atratividade do transporte metroferroviário de passageiros para o investimento privado é um dos fatores que mantém o setor aquecido. Segundo dados divulgados em artigo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em pouco mais de 10 anos, a participação privada no setor aumentou mais de 300%. Atualmente, ela responde por 56% das operações no Brasil e esse número poderá ser ainda maior. Com os estudos e projetos em andamento, a operação privada desses sistemas poderá atingir mais de 75% nos próximos 5 anos.
NT Expo - A Empretec e a Voith Turbo são duas das marcas expositoras da NT Expo - Negócios nos Trilhos, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na sua 23ª edição, o evento contará com a presença de 200 marcas expositoras, nacionais e internacionais, e a expectativa é receber seis mil visitantes altamente qualificados do mercado.
"A NT Expo já é referência no setor de mobilidade por reunir uma enorme quantidade de representantes do país e internacionais, compartilhando soluções e inovações para o mercado metroferroviário. Além disso, o evento fortalece e traz visibilidade ao setor, que a cada ano demonstra sua importância na mobilidade eficiente e sustentável", ressalta o Martins, da Voith.
Nurchis, da Empretec, destaca que a NT Expo é o evento mais importante para o setor ferroviário. "Teremos a oportunidade de reconectar com os amigos e players do setor. Realmente uma edição muito importante, principalmente neste momento de iminente transformação da indústria", diz.
O Trem Intercidades (TIC) e as perspectivas de novos projetos para trens regionais é uma das temáticas de destaque do Congresso do evento que contará com painéis que serão divididos em duas arenas: Transporte de Cargas e Transporte de Passageiros. As inscrições para participar da NT Expo já estão abertas no site: www.ntexpo.com.br.
Serviço:
NT Expo – Negócios nos Trilhos – 23ª Edição
Data: De 28 de fevereiro a 2 de março de 2023.
Local: São Paulo Expo.
Horário: das 13 às 20h.
Mais informações: www.ntexpo.com.br |
|
|
|