O Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo, recebe, pela primeira vez, a Marmomac Brazil, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, das 10h às 19h.
A temática "Stones Takes the Stage" (“Pedras Sobem ao Palco”, em tradução livre), a feira, que é realizada pela primeira vez fora da Europa – em Verona, na Itália, a Marmomac ocorre há mais de 50 anos –, escolheu o Brasil e São Paulo como sede de um novo momento em sua história.
Dados da Associação Brasileira de Pedras Naturais (Centrorochas), que representa o setor de rochas naturais do Brasil, apontam que, em 2024, o setor de pedras naturais no País registrou faturamento na ordem de R$ 14 bilhões e gerou 400 mil empregos diretos, dos quais 20 mil no Espírito Santo. O estado concentra 82% das exportações brasileiras e é o principal hub industrial do setor. Tais dados posicionam o Brasil como o quarto maior produtor e quinto maior exportador de rochas naturais do mundo, com clientes em mais de 115 países.
Ocupando mais de 14 mil metros quadrados, com expectativa de receber 15 mil visitantes vindos de mais de 60 países para dialogar com as cerca de 200 marcas expositora, a Marmomac Brazil deve ser responsável por R$ 1 bilhão na geração de negócios, além de contribuir para consolidar o País como um hub de excelência, para além da produção, em inovação e design.
Principais mercados consumidores
De modo geral, considerando os mercados consumidores globais, Estados Unidos e China são os principais consumidores. Enquanto os Estados Unidos consomem mais a chapa, que é o material trabalhado, beneficiado, a China consome mais o bloco, que vai ser trabalhado e comercializado como produto final em outros mercados, a partir da exportação.
Já considerando os mercados consumidores a partir do Brasil, Estados Unidos, China e Itália figuram entre os três principais, sendo que o mercado nacional se confirma como o maior fornecedor para o mercado norte-americano.
Pedras mais cobiçadas
As pedras mais cobiçadas – no mundo e no Brasil – são quartzitos brasileiros. Eles são a bola da vez e reúnem vários atrativos para este reconhecimento: são bonitas, exóticas e com alta durabilidade.
Hoje, o quartzito é o principal material exportado pelo Brasil, representando 47,4% das exportações brasileiras em 2024. Aliás, em 2024 o Brasil atingiu U$599,6 milhões de dólares em exportações de quartzito, valor recorde, com um crescimento em relação a ano anterior de 31,8% (dados são do Centrorochas).
Sustentabilidade
A questão da sustentabilidade é uma das preocupações da indústria de mármore e granito, que está comprometida com a temática, adotando práticas que minimizam impactos ambientais e garantem um baixo consumo energético. Diferente de materiais industrializados como o porcelanato, a pedra natural requer menos energia para ser processada, pois sua transformação envolve apenas o corte e acabamento, sem necessidade de fornos de alta temperatura ou processos químicos complexos.
Outro aspecto essencial é o reuso da água, que é 100% reaproveitada. No Espírito Santo, principal polo de extração e beneficiamento de rochas no Brasil, as indústrias reutilizam a água no processamento. Além disso, a extração só ocorre após contrapartidas ambientais, incluindo a proteção de fontes hídricas e áreas de reserva legal.
A durabilidade da pedra natural também a torna uma opção sustentável. Seu ciclo de vida é extremamente longo, com evidências de construções em pedra que resistem há milhares de anos. Estudos internacionais, incluindo pesquisas na Alemanha, demonstram que a emissão de CO2 na cadeia de pedras naturais é muito menor do que na produção de materiais sintéticos. Isso ocorre porque a extração e beneficiamento de mármores e granitos envolvem menos etapas industriais, sem necessidade de insumos químicos ou cadeias logísticas complexas.
Também vale lembrar que as pedreiras são em áreas isoladas e que o trabalho impacta e traz benefícios diretos para a comunidade e para o entorno, que se desenvolve econômica e socialmente – claro, considerando que a extração está sendo feita de forma responsável e de acordo com as normativas do setor.
Expositores
Entre os expositores confirmados estão algumas das empresas mais influentes da indústria, responsáveis por moldar tendências e ampliar a relevância das pedras naturais no cenário mundial. Eles vêm de países como Brasil, China, Itália, Grécia, Turquia e Irã.
Para além de ser uma vitrine de produtos, a Marmomac Brazil também contará com iniciativas de inovação, entre as quais estão a demonstração de um robô usinando pedra pela primeira vez em feiras do Brasil. A iniciativa será realizada pela Comac Robótica e Automação. Em seu estande, a empresa também fará a exposição de uma réplica (miniatura) de um carro Porsche usinado em pedra natural.
Já a AzulMilano, referência em pedras naturais no Brasil e no mundo, lança collab inédita com Caíque Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer: ele vai assinar um banco desenvolvido no quartzito exclusivo Azul Macaúbas, pedra natural que vem da pedreira da AzulMilano localizada na Bahia.
Conteúdo qualificado
As conexões entre compradores internacionais e o setor produtivo serão facilitadas a partir das rodadas de negócios em parceria com o programa It’s Natural - Brazil Natural Stone, realizado pela Apex-Brasil e Centrorochas. A programação inclui ainda exposições de arte e design, imersões geológicas e um concurso para arquitetos, cujo vencedor ganhará uma viagem à Marmomac Verona, na Itália.
A pedra como campo de experimentação artística é a inspiração para o “Art In Stone Project”, exposição exclusiva para o evento. Com direção de Vivian Coser e curadoria de Katia D’Avillez, a exposição cinco artistas que exploram a pedra não como material, mas como conceito. Eles são José Carlos Vilar, Maritza Orleans, Paulo Climachauska, Paulo Otávio e Hilal Sami Hilal.
Outro ponto alto será o projeto de rodadas de negócios, organizado em parceria com o projeto It's Natural - Brazil Natural Stone, programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ao todo, serão realizadas 264 reuniões, conectando 14 compradores internacionais de países como Canadá, Índia, México, Países Baixos, Polônia, Romênia, Taiwan e Estados Unidos a 22 empresas brasileiras.
www.marmomacbrazil.com.br |
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