Fórum que começa semana que vem em São Paulo debate soluções como redes subterrâneas
O furto de cabos de energia segue sendo uma ameaça séria às grandes cidades brasileiras, com impactos diretos na vida da população. Só na capital paulista, entre janeiro e maio de 2025, foram registrados 1.889 casos, que afetaram quase 9,7 mil clientes. Apesar de representar uma queda de 41% em relação a 2024 (segundo a Enel), o número ainda preocupa pelo alcance. No Rio de Janeiro, a situação é ainda mais crítica: entre janeiro e abril de 2025, foram furtados 5,8 km de cabos, prejudicando cerca de 1.500 consumidores, um aumento de 142% em relação ao mesmo período do ano passado.
O problema não se limita a interrupções no fornecimento de energia: também afeta serviços de telecomunicações, gera custos adicionais para concessionárias e expõe a fragilidade da infraestrutura urbana. Diante desse cenário, cresce o debate sobre soluções de médio e longo prazo, como a expansão das redes subterrâneas.
Essas alternativas estarão no centro do Fórum Redes Subterrâneas de Energia Elétrica e Telecom, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento chega à sua 20ª edição consolidado como referência na América Latina e reunirá especialistas, autoridades e empresas para discutir inovações, eficiência e segurança em infraestrutura.
“Não se trata apenas de modernização tecnológica, mas de segurança pública e garantia de serviços básicos à população. As redes subterrâneas reduzem significativamente a vulnerabilidade das cidades ao furto de cabos e oferecem mais confiabilidade para sistemas de energia e telecomunicações”, destaca Hilton Moreno, diretor do evento e especialista no setor elétrico.
O Fórum abordará ainda temas como automação das redes elétricas, uso de redes subterrâneas em condomínios fechados, usinas fotovoltaicas e em data centers e a necessidade de elaborar normas na ABNT sobre o assunto.
Paralelamente ao fórum, será realizada a Feira Técnica, com entrada gratuita mediante inscrição, no 4º andar do Centro de Convenções Frei Caneca. A mostra reunirá expositores de tecnologias e soluções voltadas à segurança e expansão das redes subterrâneas, atraindo profissionais de engenharia, arquitetura, telecomunicações, planejamento urbano, saneamento e órgãos reguladores. O CRT-SP (Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo) terá estande institucional para orientar técnicos sobre regulamentação profissional, mercado e capacitação. Além disso, a Mútua, que é a caixa de assistência dos engenheiros registrados no CREA, terá estande para divulgar os benefícios que a entidade oferece a todos os profissionais.
Serviço
Redes Subterrâneas 2025
Datas: 2 e 3 de setembro de 2025
Feira Técnica: 11h às 19h (02/09) e 11h às 17h (03/09)
Fórum Técnico: 08h às 18h30 (02/09) e 08h às 15h30 (03/09)
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo/SP
Ingressos Fórum: 1º lote: R$ 300 (inclui participação em todas as atividades, certificado e acesso à feira)
www.redesubterraneas.com.br |
|
|
|