Evento acontece de 7 a 11 de outubro no estádio Arena BRB e será palco para o protagonismo feminino sobre impactos no clima e na política. Estimativa é que cerca de 100 mil pessoas participem do evento
Entre os dias 7 e 11 de outubro, a capital federal sediará o Festival Internacional sobre Inovação e Sustentabilidade na Indústria, o Festival Curicaca. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros privados e públicos, receberá programação especial da “Bancada Feminina na COP30”, que marcará o lançamento histórico da Carta das Mulheres para a COP30, a ser levada em novembro, na conferência da ONU, em Belém (PA).
A Carta será fruto de um processo colaborativo que reúne coletivos, institutos e grupos educacionais de todo o país, com o objetivo de dar voz às mulheres nas políticas climáticas e na construção de um novo futuro político para o Brasil. A iniciativa será lançada no estádio Arena BRB, em Brasília, em um espaço inédito de diálogo inclusivo, escuta ativa e construção coletiva, destacando o papel das mulheres na luta climática e na política.
Os organizadores esperam ainda a presença de lideranças políticas regionais, incluindo prefeitas, vereadoras e representantes de diferentes estados, fortalecendo a conexão entre experiências locais e decisões políticas bem como a sugestão de propostas para a Carta das Mulheres para a COP30. O público também poderá contribuir com sugestões durante debates e atividades interativas, garantindo que o documento reflita experiências e demandas de mulheres de diferentes localidades das regiões brasileiras.
A coordenadora do evento, Gabriela Rollemberg, lembra que as mulheres e meninas representam “80% das pessoas mais impactadas pela emergência climática, mas permanecem sub-representadas nas decisões políticas”. Portanto, a Carta buscará “propor políticas públicas concretas, legislações e incentivos para enfrentar os efeitos da crise climática, fortalecendo redes de apoio e representação feminina”.
A coordenação da produção da Carta é realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza mais de 135 mil mulheres, juntamente com as organizações Quero Você Eleita, AzMina, Elas Pedem Vista e Elas no Poder. Para Andreia Schroeder, diretora de relações institucionais e políticas públicas do Grupo Mulheres do Brasil, "a parceria reforça o propósito do Grupo de atuar em defesa de políticas públicas inclusivas e interseccionais, com protagonismo de mulheres e meninas na construção da resiliência climática.” A metodologia participativa está sendo desenvolvida pelo Grupo Ser Educacional/UNINASSAU, especialista em dinâmicas educativas e colaborativas.
O Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP 30 também terá programação artística com intervenções de Clara Ferro, cantora, compositora e poeta pernambucana, e Joana Terra, musicista e poeta, que se apresentarão nos dois dias com performances musicais e poéticas integradas aos debates. A cenografia será assinada pelo artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega, conhecido por unir arte, cultura e sustentabilidade em projetos de grande impacto, como a escultura do Galo da Madrugada.
Serviço:
Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Indústria – Festival Curicaca
Data: 7 a 11 de outubro de 2025
Local: Estádio Arena BRB e outros pontos de Brasília (DF)
www.abdi.com.br/curicaca |
|
|
|