Em sua 7ª edição em 10 anos, o Festival Anymotion acontece dias 17 e 18 de outubro.
Dia 19 a festa será em espaço inusitado para networking, em uma pool party.
Altamente competitivo, o mercado brasileiro de animação tem crescimento significativo e ganha atenção crescente de agências, anunciantes e plataformas de conteúdo. O volume no tráfego de dados on line de produtos de motion design movimenta cada vez mais os negócios. Seja na propaganda, no cinema, na cultura, dar vida a elementos de comunicação visual para informar ou impactar é um nicho promissor. Em seu 10º ano, o Festival Anymotion chega a sua 7ª edição entre os dias 17 e 19 de outubro, em São Paulo, estabelecido como referência em motion design, animação e criatividade. Criado em 2015 por Isac Rodriguez e Tainá Damaceno para preencher uma lacuna no mercado brasileiro, conectando os profissionais brasileiros às tendências, oportunidades e às mentes mais ousadas do mundo, o Festival comemora a primeira década com nomes de peso da indústria audiovisual internacional, no Expo Center Norte e também em outro espaço inusitado para networking.
Entre os palestrantes deste ano, destaque para quem vem pela primeira vez ao Brasil: os estúdios ManvsMachine, dos artistas Mike Alderson e Tim Swift, com escritórios em Londres e Los Angeles; Golden Wolf Studio, de Nova York e Londres, criadores de projetos para Google, Netflix, TikTok, Coca-Cola, Samsung, Adidas e BBC; Mat Voyce, de Londres, mestre em ilustração e animação 2D de tipografias. Direto da Itália, estarão em São Paulo para compartilhar seu conhecimento: Margherita Premuroso, a ousada diretora de arte e animadora 2D, com prêmios em design de personagens, ilustração e animação ao redor do mundo; e o Nerdo Studio, de Lorenzo Levrero e Daniele Gavatorta, com produção para gigantes como McDonald's, Google, Facebook, Nike, Netflix, Amazon, Cartoon Network, Fox. Vale ressaltar também a participação do diretor, produtor, designer e artista 3D Pedro Conti. Do Brasil, Conti vem conquistando espaço na cena internacional de animação, com trabalhos ao lado de Katy Perry, Os Gêmeos e Emicida, além de estúdios como Walt Disney, Dream Works, Marvel etc. O festival se destaca por sua abordagem inovadora e por sua capacidade de criar conexões valiosas. Além disso, a curadoria criteriosa é um de seus pontos fortes, pois, segundo Isac, "o Anymotion sempre se preocupa em trazer os estúdios e os artistas que são referências no mundo", o que gera oportunidades únicas, "como parcerias entre profissionais e até participação em produções de estúdios internacionais".
Público de 20 a 48. Programação e diferenciais
A programação é distribuída em dois auditórios e um hall, com foco em palestras, demonstrações práticas de processos criativos, atividades gameficadas e de artes manuais. O público, com faixa etária majoritariamente entre 20 e 48 anos, é composto por designers, motion designers, editores e criativos de audiovisual, diretores de arte, ilustradores, profissionais de VFX (efeitos visuais), publicitários, especialistas em games e freelancers, sendo 60% de São Paulo e 40% de outros estados brasileiros e também de outros países. Com patrocínio da XP-PEN, marca chinesa de tablets digitais, o Festival Anymotion oferece área ao ar livre com food trucks, games zone, relax zone e exposição de arte, além de disponibilizar kit de boas-vindas e sorteios de softwares.
Entre as novidades deste ano, destaque para:
- Art and Craft Lab: Um espaço dedicado a atividades de artes manuais e live painting, para incentivar os participantes a explorarem a criatividade fora das telas. "Queremos tirar um pouco as pessoas da frente do computador para que possam interagir com a arte física", explica Tainá.
- Celebração: Para marcar o décimo aniversário do festival, o Anymotion terá, pela primeira vez, uma pool party no terceiro dia. A festa será realizada em uma mansão exclusiva e oferecerá aos convidados: open food (churrasco brasileiro), open bar (soft drinks), open bar draft beer e performance musical.
Um estilo de vida e uma missão
Além de sua relevância para a comunidade criativa, o Festival Anymotion tem colaborado para impulsionar a evolução do mercado brasileiro. "O Festival posiciona o Brasil no mercado mundial de motion design, animação e criatividade", destaca Isac. Ele complementa, explicando que o mercado brasileiro está muito aquecido devido à evolução técnica dos profissionais locais. "Nós ouvimos muito isso dos estúdios que vêm de fora: os brasileiros são profissionais super diferenciados, que resolvem problemas e entregam o resultado que os estúdios estrangeiros esperam." O Anymotion tem um papel central nisso, pois, como uma ferramenta para o próximo nível, "ele educa e inspira talentos”. Para Isac, "O Anymotion não é um evento, ele é um acontecimento", o que resume a filosofia do festival, que se tornou um estilo de vida para a comunidade.
Do auditório à referência mundial
A primeira edição do Anymotion foi modesta, realizada em um auditório para 50 pessoas, e a resposta do público foi avassaladora, com mais de 100 inscritos em lista de espera. O sucesso inicial provou a demanda reprimida por um evento com este perfil e focado em motion design e animação no Brasil. Ano após ano, o festival cresceu exponencialmente, mudando para locais cada vez maiores até se consolidar no Expo Center Norte, um espaço que acomoda o público crescente. A ambição dos fundadores é clara: escalar o evento e gerar novas perspectivas de negócios e novos conhecimentos para os brasileiros. Para esta edição, a expectativa é receber 800 pessoas por dia, superando as 650 do ano anterior.
Epicentro de uma comunidade
A ideia de seus sócios transformar o Anymotion, a cada ano, no epicentro de uma comunidade em constante fortalecimento. ‘’Trata-se de uma experiência imersiva que oferece conexões autênticas e oportunidades de crescimento profissional.” Com duas décadas de experiência e uma carreira sólida na Warner Bros. Discovery, onde atuou como gerente de arte, Isac sentia falta de um espaço para troca de informações e de networking promissor no Brasil. "Tive muita dificuldade em encontrar estudos, conhecimento e comunidade", afirma. Naquela época, com a internet ainda limitada, o acesso a tendências e a intercâmbio com a comunidade eram restritos. "Estávamos isolados aqui, com a nossa realidade diferente da de outros países", lembra Isac. A partir dessa percepção, Tainá Damaceno, com sua vasta experiência em comunicação e marketing uniu forças a ele para criar uma plataforma que desse visibilidade aos talentos locais.
Speakers/Palestrantes
Mat Voyce: designer britânico especializado em ilustração e animação tipográfica 2D. O artista é conhecido por seu estilo único de explorar tipografia em motion design, com traços e texturas que expressam personalidade e carisma. As obras de Mat estão eternizadas em comerciais de TV, GIFs animados, sequências de abertura de produções cinematográficas e identidades de marcas gigantes no mundo todo, como: BBC, Disney+, GIPHY, Pepsi, Nike e YouTube.
Margherita Premuroso: direto da Itália, e pela primeira vez no Brasil, a ousada diretora de arte e animadora 2D coleciona diversos prêmios em design de personagens, ilustração e animação ao redor do mundo. Atualmente se dedica à criação de sequências de abertura para filmes e séries de TV. Com reconhecimento acadêmico pelo Istituto Europeo di Design, em Milão, Margherita iniciou sua jornada artística nas artes tradicionais, como pintura e escultura, mas encontrou sua verdadeira linguagem criativa na animação e na computação gráfica.
Nerdo Studio: também direto da Itália, e pela primeira vez no Brasil, o estúdio mergulha em territórios desconhecidos das linguagens visuais e criativas, sempre com o objetivo de contar histórias de brands, produtos e pessoas. Fundado e dirigido por Lorenzo Levrero e Daniele Gavatorta e há 16 anos na estrada, o estúdio é sinônimo de autenticidade e projetos premiados. Já produziu para gigantes como McDonald's, Google, Facebook, Nike, Netflix, Amazon, Cartoon Network, Fox, Nickelodeon, MTV, Bundesliga entre outros.
BlinkMyBrain Studio: fundado e liderado pelo diretor criativo vencedor de Emmy Ariel Costa, vai compartilhar no palco do Anymotion toda a sua originalidade artística através de sua técnica inconfundível de Mixed Media Animation. O talentoso diretor brasileiro é destaque no mundo da música: Ariel trabalhou em conceitos visuais e animações para shows ao vivo de Panic! At The Disco e Red Hot Chili Peppers, além de dirigir videoclipes para Led Zeppelin, Green Day, Mastodon e Creedence Clearwater Revival.
ManvsMachine: pela primeira vez no Brasil, o estúdio criativo multidimensional foi fundado pelos extraordinários artistas Mike Alderson e Tim Swift. Reconhecido como uma das maiores referencias globais nas áreas de design, cinema e artes visuais., o estúdio baseado em Londres e em Los Angeles é aclamado pelas maiores marcas do mundo para criar e dirigir projetos visionários e premiados: Apple, Google, Meta, Spotify, Maxon, Xbox, Lexus, Volvo, Balenciaga, Nike, BBC, Discovery, Ogilvy.
Pedro Conti: diretor e artista 3D de renome mundial, especialista em character development, lighting & rendering, o brasileiro é destaque na cena internacional de animação, através do seu trabalho inspirado pela energia da vida urbana, cultura hip-hop e histórias cotidianas. A maestria de Pedro está eternizada em projetos com artistas como Katy Perry, os icônicos OSGEMEOS e o músico Emicida, misturando diferentes estilos e perspectivas. O talento do diretor está evidente também em produções para grandes estúdios como Walt Disney Animation Studios, DreamWorks, Sony Pictures Animation, Netflix, Disney+, Skydance Animation, Paramount Pictures e Marvel.
Golden Wolf Studio: pela primeira vez no Brasil, o estúdio baseado em Nova York e Londres construiu uma reputação global diferenciada por criar animações e designs ousados e lúdicos, que combinam humor irreverente com tecnologia emergente, talento artístico e pensamento estratégico. Seu estilo — de energia acelerada, dinamismo visual e impacto surreal — está presente em projetos para Google, Netflix, TikTok, Coca-Cola, Samsung, Adidas, Nickelodeon, BBC, Doodles e Subway.
Tiago Castro: diretor de animação, professor e referência em rigging de personagens 2D no After Effects, o brasileiro é uma legítima potência criativa em mais de 12 anos de estrada! Membro do time de influenciadores da Adobe, Tiago inspira milhares de artistas com seus conteúdos e já assinou projetos para gigantes como Disney, ESPN, Adobe, Sadia, Globo, Nubank, Shell, Microsoft, Free Fire, Google.
Cinema Fantasma: direto do México, e pela primeira vez no Brasil, este é um dos estúdios de stop-motion mais criativos do mundo. Fundado pelos talentosos irmãos Ambriz, o estúdio combina linguagem cinematográfica, design e narrativa para criar universos visuais únicos e autorais. Cinema Fantasma ganhou reconhecimento internacional com obras como Frankelda’s Book of Spooks (Max) e agora finaliza I Am Frankelda, o primeiro longa-metragem de stop-motion do México. As suas criações de puppets e cenários já passaram por gigantes como HBO Max, Cartoon Network, Mattel, Coca-Cola, Adult Swim, Universal, Nickelodeon, NFL e Vice.
&Walsh Creative Agency: com sede em Nova York, &Walsh foi fundada pela designer Jessica Walsh, com foco em branding e publicidade e maestria em criatividade. O estilo de arte excêntrico da agência já foi requisitado por marcas como Google, Netflix, The New York Times, Coconut Cult, Lex, Zooba e Bombas. Lucas Luz é o diretor criativo dos projetos na &Walsh; a sua atuação multidisciplinar singular em direção de arte, design gráfico e 3D já foi destaque na categoria Young Talent da premiação Latin American Design (LAD 2024).
Indio San: vem para provocar e inspirar mentes inquietas no Anymotion Festival 2025. Com 25 anos de carreira, o artista visual, designer e diretor criativo é autoridade em processos multidisciplinares que conectam arte, inovação e cultura à experiências impactantes. Como Head de Studios na Rock World®, o brasileiro está à frente da direção de arte dos maiores festivais de música do planeta: Rock in Rio, The Town e Lollapalooza BR. Indio se dedica também a obras autorais em seu estúdio e à construção do futuro criativo: sua pesquisa mais recente mergulha nas possibilidades da inteligência artificial aplicada ao design e à educação.
Serviço
7º Edição Festival Anymotion
Data: 17 a 19 de outubro. Horário: a partir das 10h.
Local: Expo Center Norte - São Paulo, SP.
www.anymotion.com.br |
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