Evento anual promovido pela Cooperitaipu está em sua 27ª edição e se consolida como ponto de encontro estratégico para networking, novos negócios e apresentação de tecnologias e inovações no setor agro.
default
O encontro, que este ano acontece entre os dias 18 a 21 de fevereiro em Pinhalzinho (SC), reúne agricultores, empresários, pesquisadores e técnicos em torno de tecnologia, inovação e difusão de conhecimento. Desde sua criação em 1998, o evento cresceu em estrutura e relevância. Hoje, ocupa mais de 200 mil metros quadrados de área própria e atrai 70 mil visitantes, contando com cerca de 350 empresas expositoras.
“Hoje somos a maior exposição segmentada do agronegócio no sul do país. Promovemos palestras e oficinas sobre suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, técnicas de ordenha, pastagens, práticas de silagem, plantas medicinais, cultivares de milho, soja, feijão e outras, além da plasticultura, entre outros”, afirma a assessoria do evento.
Quem caminha pelos corredores do Itaipu Rural Show sabe: entre uma conversa rápida, um café compartilhado e uma demonstração tecnológica, sempre surge uma ideia nova para aplicar na propriedade rural.
A 27º edição do evento terá uma programação diversificada. Mais de 70 palestras e minicursos estão programados, com conteúdos que abrangem desde tendências de mercado e cenários econômicos até práticas de produção, como manejo leiteiro, suínos, aves e o papel da mulher no campo.
Entre os destaques da programação estão nomes e palestras já confirmados, como Étore Baroni, que discutirá tendências do mercado agrícola, no dia 18, e Thiago Bernardino, que abordará a produção e o mercado no setor leiteiro, no dia 19. Também no dia 19, Ione Cortese falará sobre temas relacionados ao protagonismo feminino no agro. No dia 20, Marcos Zordan apresentará debates focados em crescimento da produção de suínos, aves e leite.
Agronegócio 4.0 e biossegurança
Santa Catarina tem um dos maiores ecossistemas de AgTech do Brasil, com cerca de 134 startups voltadas ao agronegócio e à agroindústria, incluindo soluções de agricultura digital, IoT, sensores e automação de máquinas, segundo o governo federal. O Itaipu Rural Show está alinhado a essas tendências com a integração de tecnologia digital e automação no campo.
Ferramentas como agricultura de precisão, sistemas automatizados e aplicativos voltados à produção rural estão aprimorando a rotina do produtor e aumentando a eficácia das operações no campo. Além da tecnologia, a biossegurança se insere como um tema vital diante dos desafios que impactam a cadeia produtiva, especialmente em sistemas com altos padrões de sanidade animal e vegetal. Temas como segurança alimentar e melhores práticas no manejo de rebanhos e culturas refletem a preocupação crescente com a proteção contra doenças e ameaças biológicas no setor agropecuário.
Esses conteúdos técnicos são importantes para que o público participante possa alinhar suas decisões de investimento e produção às expectativas de mercado e às condições agrícolas atuais, de modo a fortalecer a capacidade competitiva do agro no Sul do Brasil e além.
Genética, julgamento de animais e cadeia leiteira
Um dado relevante é que Santa Catarina é o 4º maior produtor nacional de leite, responsável por cerca de 9,1% da produção deste produto no Brasil em 2025, segundo a Secretaria da Agricultura e Pecuária de SC. Neste cenário, o Itaipu Leite Show, que faz parte do evento, ganha destaque ao reunir aspectos essenciais da pecuária leiteira, como genética de excelência, julgamento criterioso de animais e discussões sobre a cadeia produtiva do leite. Nesta edição, está confirmada a 9ª Exposição e Julgamento de Animais e a 6ª Etapa do Circuito Nacional das Raças Jersey e Holandês, com desfiles e avaliações que serão conduzidos em uma arena ampliada e com cobertura térmica.
https://itaipururalshow.com.br |
| |
|
|