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Entrevista com o Ronaldo Cerqueira, da Eu me Banco Educação

05/12/2024
Entrevista com o Ronaldo Cerqueira, da Eu me Banco Educação

Por: Gustavo Albuquerque

Comparecemos ao Conexão EMB, ocorrido no final de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca.

Conversamos com Sócio Diretor da Eu me Banco Educação, Ronaldo Cerqueira.

Confira a entrevista abaixo:

Feiras do Brasil: A gente está aqui com o Conexão EMB, na segunda edição. Ronaldo, conta pra gente o que é o Conexão EMB?
Ronaldo Cerqueira - "O Conexão EMB é a segunda edição do nosso evento. No ano passado foi o evento O Novo Bancário, muito focado em profissionais que trabalhavam em bancos. E esse ano o Conexão EMB é mais abrangente, focando na indústria financeira em todo.

No ano passado a gente trouxe uma mensagem muito forte de performance e provocação a autoconhecimento. E agora nós trazemos uma provocação um pouco diferente para que o aluno não somente se destaque no Brasil, mas também apresentando as alternativas de carreiras internacionais. Então o nome Conexão vem até do intuito do evento, de fazer que o nosso aluno hoje se conecte com as oportunidades, principalmente nos Estados Unidos."


Feiras do Brasil: Em relação a conteúdo, a gente sabe que cada vez mais os eventos tem uma necessidade de você oferecer um line-up poderoso, você trazer insights e você gerar network. Qual que é a importância de você reunir o seu ecossistema em um dia aqui em São Paulo?
Ronaldo Cerqueira - "A EMB só está aqui hoje graças aos 130 professores que nós temos, de quase 40 casas diferentes. Então hoje nós temos representantes de todas as principais instituições financeiras e áreas que lhes dão aula para o nosso aluno.

O nosso aluno não tem aula com acadêmicos, e sim com gente do mercado. E o evento é totalmente construído por profissionais que estão com a gente na construção da EMB Banco através das aulas. Então hoje aqui nós temos pessoas de todos os principais segmentos, pessoa física, jurídica, agronegócio, de bancos, cooperativas, gestoras, enfim, fundos, nós temos corretoras, nós temos pessoas de praticamente todos os estados do país aqui representadas.

E é um evento que assim como o ano passado traz tendências, porque nós trazemos muito do que nós entendemos que vem pela frente por conta dos eventos, por causa do network, por conta de termos ao nosso lado professores que são decisores do mercado que nos alimentam com tudo que a gente entende que vai ser tendência e que a gente consegue antecipar através de conexão."


Feiras do Brasil: Em relação a números, crescimento em função da primeira, a gente sabe, você já explicou para a gente, que vocês já mudaram um pouco o formato e ampliaram o conteúdo e a forma do evento de vocês. Como você vê o crescimento em relação à primeira edição e o desafio de você reinventar e ampliar o conteúdo para a segunda?
Ronaldo Cerqueira - "No ano passado, por ser um público muito mais abrangente, nós estipulamos o número de mil pessoas que foi cumprido e nós sentimos ali um grande incentivo para começar a criar eventos mais nichados.

Então, do ano passado para esse ano, mudou não apenas o público, mas mudou também a mensagem. E a mensagem desse ano é a mensagem que nós sabemos que ela não é tão abrangente como ela era no ano passado. É uma mensagem muito mais focada em quem está vencendo os principais cargos e não nos cargos de entrada do mercado.

Então, nós, para esse ano, fizemos uma remodelagem dos palestrantes, que são palestrantes que já têm uma conexão maior com esse público, que é um público que já tem mais maturidade de vida e de mercado, ambicionando os cargos maiores, seja no Brasil ou nos Estados Unidos. Então, hoje, nosso público é um público que, a princípio, nosso crescimento para esse ano foi um crescimento de maturidade e nós entendemos que, por ser um público menor, a princípio, nossa ideia era ter um evento para 500 pessoas, só que a demanda superou a expectativa que nós tínhamos. Então, a gente vai ter aproximadamente 700 pessoas aqui hoje nesse evento, que é um número que ele, intencionalmente, foi inferior do ano passado porque é uma mensagem muito mais restrita. Se qualificou. Muito mais qualificado. "


Feiras do Brasil: É um público mais sênior?
Ronaldo Cerqueira - "Mais sênior. No ano passado, foi um evento absolutamente de branding, a gente tem um número muito relevante, quase 300 mil alunos hoje que já estudaram com o Eu Me Banco, e nós tivemos ali, durante todo esse intervalo de um ano, muitos frutos que vieram do evento do ano passado. Mas foi um evento que o aluno não conseguiu comprar nenhum produto nosso no ano passado.

Foi um evento de relacionamento. Nesse ano, está sendo o lançamento oficial do nosso primeiro MBA internacional. Nós temos hoje já uma grade de mais de 30 cursos dentro da plataforma e são três MBAs focados na prática das principais áreas, que é investimentos, auto-rending private e PJ atacado e agro.

E agora nós temos esse MBA, que é um MBA focado na internacionalização de carreira e nós trouxemos tantos professores, mentores, que estão hoje aqui no evento e que serão parceiros nossos na jornada, que são brasileiros, que trabalham nas maiores casas dos Estados Unidos. Então o nosso público hoje, para esse produto high-tech, tinha um cliente muito mais maduro, de vida também e também financeiramente, já que a gente está saindo de um produto, produtos que custam de 9 a 20 mil reais os outros MBAs, para um que custa 60 mil reais. E que a gente está vindo agora para a abertura dele e no pré-lançamento dessa turma nós já tivemos 15 alunos inscritos nesse MBA antes do lançamento.

A turma vai ser composta por 50 pessoas e a expectativa é que essa turma seja preenchida hoje nesse evento. "


Feiras do Brasil: Em relação à qualidade do network, os insights, o que vocês vislumbram aqui que vai sair de mensagem final, a projeção que vocês veem do mercado em 2025, o que vocês acham que pode acontecer?
Ronaldo Cerqueira - "Aqui no evento, quem está presente vai ver em várias paredes, painéis, o nosso lema de que o mundo é de quem faz acontecer. O mercado financeiro passa pela maior revolução da história dele, a tecnologia, a IA em especial, ela está fazendo uma ruptura.Então, hoje as demandas, sejam de pessoa física ou jurídica, seja de algum negócio, elas são muito diferentes. O nível de exigência, ainda mais para os melhores cargos, ele sobe a cada ano. Muito mais do que subir, ele se transforma.

Então, hoje não basta a qualificação tradicional, o diploma, ou enfim, a certificação ou o idioma. Esse aluno tem que ter tudo isso e tem que ter também ali o saber fazer, o know-how, que é a prática, a atitude é o que nós estimulamos. O nosso compromisso é que esse aluno saia daqui hoje, como foi no ano passado, com clareza de onde ele deve pisar, como ele deve agir a partir de agora para realizar o objetivo dele e contando com a Eu Me Banco em cada etapa.

Para esse nosso projeto internacional, a Eu Me Banco precisa da atitude da pessoa, porque o restante nós entregamos assessoria para a pessoa poder fazer o processo migratório, idiomas, certificações regulatórias, a parte prática, o network, o serviço de conserjo para quem vai para os Estados Unidos, tudo tem, incluso no programa. Então, o que a gente pede, que é 99% do sucesso para a pessoa, é a atitude dela. O restante, esse 1%, que ele é fundamental, que é entregue nosso, se não for acompanhado esses 99%, que é a atitude da pessoa, não vai ter fruto nenhum.

Então, a grande mensagem é, a pessoa tem que saber, ela tem que querer fazer acontecer. Não basta ter conhecimento ou vontade, ela tem que ter mão na massa, tem que ser executora, ela tem que ter adaptabilidade para se moldar um mercado muito dinâmico e ela tem que ter principalmente consistência, porque muitos querem, mas poucos querem ter uma etapa, um protocolo de procedimentos que faça ela sair de onde ela está, para onde ela quer chegar. "


Feiras do Brasil: Em 2025, você enxerga vocês fazendo um roadshow no Brasil?
Ronaldo Cerqueira - "Esse ano de 2025 vai ser um ano muito importante para a gente, pela nossa abertura do EMB, que nós vamos ter os primeiros eventos internacionais e estar na nossa agenda, fazer um roadshow.

Nós já tivemos um experimento esse ano agora, indo para o Centro-Oeste, e foi muito positivo fazer um evento fora da nossa praça, foi um evento que lotou e a gente teve uma recepção muito grande e nós estudamos se no ano que vem olhar para as principais capitais e principalmente para as regiões onde o agronegócio está. Vou trazer até um spoiler, a gente começa em janeiro, um podcast mensal que vai ser gravado dentro das fazendas e das maiores empresas do agronegócio, vai ser um podcast de agro gravado dentro das empresas. Então a gente vai dentro daquele grande pecuarista, conversar com ele sobre pecuária, a gente vai dentro do grande produtor de soja, conversar com ele sobre como o mercado atende ele, então vai ser uma experiência bem legal e imersiva também, que vai estrear no ano que vem.

https://eumebanco.com.br
https://onovobancario.com.br
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

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