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09/12/2024 Entrevista com o João Barcelos, da Stone |
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Por: Gustavo Albuquerque
Estivemos no Partner Summit do Stone, evento fechado, exclusivo para convidados.
Confira a conversa com João Barcelos, diretor de vendas da Stone.
Feiras do Brasil: João, conta pra gente o que é o Partner Summit do Stone?
João Barcelos - "O Partner Summit, a gente gosta de falar que é a grande confraternização depois de um ano de conquistas, obviamente um ano duro.
Acho que todos os anos são duros porque a gente tem que batalhar todos os dias, mas ele é um momento de confraternização, comemoração e celebração com os nossos parceiros que a gente tenta trazer as principais mentes do mercado pra trazer conteúdo, comemorar, premiar os parceiros que mais performaram e trazer as mensagens do que a gente vai fazer no próximo ano. Eu até falei um pouco ali na palestra que a gente tem o dia-a-dia, as reuniões não presenciais, as reuniões de visita presenciais e eu acho que esse dia é um dia especial pra gente comemorar justamente essa relação e a construção dos negócios que a gente tem feito ao longo dos últimos anos e com os grandes parceiros e com os novos parceiros."
Feiras do Brasil: Exatamente, pra vocês serem uma empresa de tecnologia, o sentido disso é encontrar todos os seus parceiros, todos os seus clientes, os insights, trazer insights, essas experiências riquíssimas.A gente viu a pouco uma palestra muito rica do Gustavo Borges e o seu público é um público altamente qualificado. Qual é a importância disso?
João Barcelos - "A importância disso é a troca. Eu acho que esse ecossistema é rico porque você tem diferentes soluções que trazem diferentes insights.
A gente tem parceiros de diferentes mercados, salão de beleza, academias, restaurantes e cada um consegue aprender com as experiências do outro. E a gente também, como Stone, quer trazer as referências que a gente acredita que são pioneiras do mercado em diferentes assuntos. Você tem o Gustavo Borges com liderança, você tem a mesa redonda com o investidor, com redes comerciais, você tem o bate-papo sobre operação comercial.
Então você traz diferentes assuntos para compor e trazer conteúdo para esses empreendedores que têm empresas em diferentes tamanhos, em diferentes níveis de maturidade. Alguns já são grandes, outros são empresas pequenas que estão querendo chegar num patamar e virar uma grande empresa. E eu acho que todo esse conteúdo é importantíssimo nesse formato de evento que ele é exclusivo para os nossos parceiros.
Eu acho que é um dos grandes benefícios que a gente tem dentro do nosso ecossistema. O Partner Program não é só uma integração e uma relação comercial na qual o nosso parceiro vende a Stone, não. Além dessa relação comercial, a gente quer trazer cada vez mais conteúdo, atualização, tecnologia para os nossos parceiros crescerem com a gente.
Se o nosso parceiro cresce, a gente também cresce."
Feiras do Brasil: Além das palestras, a gente viu uma área de exposição com startups que são parceiras de vocês. Qual a importância de você dar espaço e vocês apoiarem essas novas iniciativas?
João Barcelos - "Esse espaço é fundamental. O nosso primeiro evento a gente não teve esse espaço, porque foi obviamente um evento inicial. E a gente cada vez mais está trazendo essas soluções justamente porque, apesar da gente ter um ecossistema que tenha diferentes segmentos e tenham parceiros do mesmo segmento que são competidores, muitas das vezes essa exposição tangibiliza para parceiros soluções que eles possam integrar com a Stone e trazer para o portfólio de serviços e produtos deles. E além disso, traz também uma riqueza de conteúdo para o nosso evento.
Então, as pessoas interagem, elas entendem as funcionalidades. E eu acho que o grande sonho é que, eventualmente, a gente também traga clientes para esse evento. Para que eles possam ver não só esses que estão sendo expostos aqui, mas, eventualmente, o nosso evento crescendo, a gente traga mais expositores e esses clientes tenham acesso às diferentes soluções que existem no mercado."
Feiras do Brasil: Vocês vislumbram fazer um evento maior em 2025? Ou vocês vislumbram fazer um roadshow da Stone em nível Brasil?
João Barcelos - "A gente, primeiro, está começando aos poucos. Então, cada ano, a gente vai aprimorando o nosso evento. Esse ano, a gente teve mais de 150 parceiros nesse evento. A gente tem 500 parceiros no nosso programa, mas nem todos, infelizmente, conseguem comparecer. Até hoje, a gente teve um problema na cidade de São Paulo, trânsito, aeroporto fechando e tal.
Só que a gente, sim, tem o plano de crescer cada vez mais os nossos eventos para trazer mais parceiros, que mais parceiros participem, que a gente consiga até mesmo, eventualmente, quem sabe um dia ter um evento de dois dias com conteúdo nesses dois dias para os nossos parceiros. Mas eu acho que a gente tem, sim, esse sonho de expandir o evento. Sobre a questão de itinerário, é uma possibilidade, a gente não está pensando nisso ainda, porque eu acho que também tem o negócio de buscar o resultado.
A gente quer transformar realmente esse evento aqui num momento único que o parceiro espere o ano inteiro para chegar a esse dia e comemorar com a gente os resultados alcançados no ano."
Feiras do Brasil: Em relação aos insights do evento, qual é o principal insight que esse evento vai trazer para os seus parceiros?
João Barcelos - "Cara, eu acho que tem alguns insights que esse evento traz para os nossos parceiros. Eu acho que é um investimento de longo prazo, ele é fundamental para a parceria, é a construção de uma máquina de vendas de excelência, é a construção de um produto que se diferencia no mercado.
A gente está aqui integrando a tecnologia da Stony com o parceiro justamente para ter um diferencial com esse parceiro para o cliente, final na ponta. E eu acho que, como o Gustavo falou no final, a disciplina, a rotina, você não constrói uma parceria. Tanto que os ganhadores dos nossos prêmios são parceiros que já estão há sete anos com a gente, cinco anos.
Por quê? Porque é uma consistência na evolução da parceria, e acreditar que pagamento hoje não é só uma feature, pagamento, serviço financeiro, não é só uma feature, um produto no software. Pagamento e serviço financeiro são o software. Eles fazem parte hoje da construção dos softwares de gestão do Brasil."
Feiras do Brasil: E qual é a importância de você ter o seu evento proprietário?
João Barcelos - "Ah, importa. Acho que o nosso evento proprietário é justamente uma, como eu falei, uma celebração para os nossos parceiros. Eu acho que a gente faz questão de ter esse evento proprietário, porque é o momento que a gente celebra com esses parceiros e agradece a eles, e também constrói o longo prazo e mostra o que a Stony vai trazer com exclusividade para quem faz parte desse ecossistema, das tecnologias, as práticas, do que a gente vai lançar nos próximos anos."
www.stone.com.br |
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* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
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