Por: Gustavo Albuquerque
Confira a entevista com o fundador do CBM - Congress Brazil Mobile, Cadu Oliveira.
Feiras do Brasil: Cadu, conta pra gente o que é o CBM - Congress Brazil Mobile
Cadu Oliveira - "Bom, o evento é um evento focado no varejo, mas um nicho mais especial assim no ramo mobile, por isso que era a Convenção Brasil Mobile, hoje a gente apresentou o rebrand, que virou o Congress Brazil Mobile.
E na Congress Brazil Mobile é o lugar onde a gente encontra os varejistas do ramo mobile. Desde o lançamento de celulares, assistência técnica, capas, películas, tablets, notebook, caixa de som, televisão.
Mas o nosso foco, o nosso projeto nasceu em torno do celular.
O celular hoje é, entre os varejistas, é o que mais vende, não importa, seja entre os eletrônicos, o celular é o número um em vendas. Então, a gente pensou com muito carinho em trazer essa feira pro Brasil, pra que seja um evento focado nesse produto que é o número um das lojas, muito procurado, muito amado e que todo mundo usa, né?"
Feiras do Brasil: E o perfil aqui, eu tô vendo pessoas aqui com sotaques diferentes, vieram pessoas do Brasil inteiro?
Cadu Oliveira - "Então, hoje o nosso marketing é muito forte, graças a Deus, então a gente abrange o Brasil inteiro. Então, como a gente entende que o celular tá na mão de todo o Brasil, hoje, se não me engano, a média de celulares por pessoa acho que é de 1.2, ou seja, a cada 5, 6 pessoas, uma pessoa tem dois telefones pelo menos.
Então, a gente entende que este é um público muito grande, mas lembrando que o nosso foco é um B2B. Então, a gente abrange todas as lojas do Brasil no estado nacional."
Feiras do Brasil: E em questão de número de expositores, vocês testãocom quantos?
Cadu Oliveira - "Hoje, se não me engano, a gente tá em torno de 100 expositores, a gente tá mais ou menos com umas 400 marcas expostas, porque expositor traz mais de uma marca.
Um exemplo, a Dev, o Grupo Iris, ele tem a Dev, a Forward, HiFutury, Actual e outras. Então, um expositor traz 5 marcas diferentes. Então, a gente tá com bastante, tá crescendo, o evento tá com uma proporção bem legal."
Feiras do Brasil: E em relação à última edição, vocês já preveram o crescimento de quanto?
Cadu Oliveira - "A gente dobrou de tamanho, começou em 2023, mil metros quadrados. Em 2024, a gente foi pra 5 mil metros quadrados.
E agora, em 2025, a gente tá com 10 mil metros quadrados, com um dobro de tamanho de metade quadrado e pessoas também."
Feiras do Brasil: Em questão de novidades aí, o que tem a grande novidade da feira?
Cadu Oliveira - "Bom, eu estive na MWC há duas semanas atrás, que é o maior evento mobile do mundo, que é a Mobile World Congress. E lá eu vi pessoalmente celulares que a Realme lançou, celulares que a Xiaomi lançou, que a Honor lançou.
E eu vi celulares que nem estão à venda ainda no Brasil, mas que daqui a pouco vão estar homologados, disponíveis à venda. Celulares que ficam debaixo da água por horas, sem entrar água, fica gravando, qualidade alta. Assim também, a Honor lançou um celular ali em torno de uns 20 mil reais, que é praticamente industritível, joga no chão e não acontece nada com o aparelho.
Então, é bem legal a tecnologia. Se não me engano, esse celular da Honor tem amortecedores internos, que faz ele, mesmo sem capinha, mesmo sem película, ter uma resistência muito forte."
Feiras do Brasil: Em relação ao volume de negócios, você já tem uma específica expectativa?
Cadu Oliveira - "Olha, eu não consigo te falar de volume de negócios agora, mas a feira está dobrando de tamanho todos os anos, porque os expositores estão crescendo, a metragem deles está crescendo, justamente porque tem muito negócio e muitas vendas."
Feiras do Brasil: E uma mensagem final sobre o mercado?
Cadu Oliveira - "Bom, o mercado, através da CBM, está amadurecendo muito, e eu acho que vai continuar amadurecendo cada vez mais. Então, eu acho que é um mercado excelente para os investidores, para os donos de loja, donos de rede de loja, ao varejo em si, porque é o bem mais consumido hoje, mais desejado, que é o celular. Então, pra você que não esteve na CBM ainda, venha conhecer a CBM, é valer a pena, garanto que você vai fazer bons negócios e boas conexões."
https://convencaobrazilmobile.com |
|
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
|
|
|
|