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Entrevista com Denis Braguini Bevacqua, da RD Summit

25/11/2024
Entrevista com Denis Braguini Bevacqua, da RD Summit

Por: Gustavo Albuquerque

Confira a entrevista com Diretor de Eventos da RD Station, Denis Braguini Bevacqua:

Feiras do Brasil: Denis, conta pra gente o que é o RD Summit e os desafios de um evento totalmente inovador que vocês trouxeram pra São Paulo.
Denis Braguini Bevacqua - "Bom, o RD Summit é um grande encontro do nosso ecossistema de marketing, vendas e e-commerce. É hoje o maior evento da América Latina que trabalha essas temáticas. E posso falar com propriedade aqui, pra quem é especialista em feiras, é um evento que junta múltiplos eventos dentro de um só. Nós temos um evento focado em conteúdo, porque temos desde uma plenária com capacidade pra 9 mil participantes, até os palcos proprietários de marcas patrocinadoras que estão gerando conteúdo dentro dos seus espaços.

Só nessa iniciativa a gente recebe mais de 300 palestrantes ao longo dos três dias, discutindo diversas temáticas. Além disso, temos um expo, então a gente tem desde startups, early stage, que estão começando a se posicionar no mercado hoje, em instantes menores, até as maiores big techs, como por exemplo o TikTok, que fez uma arena aqui conosco, e até empresas B2C, como o Boticário, que assinam o nosso palco business. Então é bastante diversificado o tipo de ativação que a gente faz, porque temos um público muito qualificado, que essas empresas querem se conectar, então a gente atrai perfil B2B e B2C em ativações diversas.

E eu costumo dizer que o RD Summit é um campo em branco, porque diferente às vezes de outras feiras, que já vem com o formato pré-moldado, a gente senta com o cliente, a gente desenha, a gente entende a dor dele, e a partir daí a gente propõe uma solução de ativação no evento. Não são instantes, claro, temos os instantes tradicionais, de prateleira, que a gente ama, mas a gente gosta de sentar e construir isso junto com a marca. Você perguntou dos desafios, eu podia listar uma infinidade aqui, é uma conferência muito complexa, até porque voltando, temos a parte de conteúdo, temos a parte de éxito, temos a parte gastronômica, porque aqui dentro desse movimento a gente consegue atender toda essa dimensão, então temos quatro restaurantes, inúmeros food trucks atuando, várias marcas patrocinadoras também, como a Bacio de Latio, como a Boom Café para Criativos, fornecem A e B aqui para o evento, a Long Beer também, que é o fornecedor oficial do shopping, e por fim, a parte de festival, que é um grandíssimo happy hour, que acontece no final dos três dias do evento, com atrações nacionais, surpresa, a gente nunca anuncia quem são as bandas, isso gera uma bagunça positiva entre os nossos participantes, mas a gente tem que entregar essa experiência também para o participante, por isso que respondendo a tua pergunta em relação aos desafios, são muitos, porque eu faço vários eventos dentro de um só."


Feiras do Brasil: A questão, o seu público, a gente sabe que é um pessoal de marketing e comunicação, que é um pessoal ávido por informação, network, experiência, e é um público muito crítico em relação a ativações, a eventos, como é que está o feedback do pessoal aqui?
Denis Braguini Bevacqua - "É o público certamente mais exigente, porque eles entendem a estratégia por trás do que está sendo apresentado, seja no estande ou nossa estratégia de produto e posicionamento de marca. Então, o que a gente faz geralmente é ter um canal de conversa muito aberto, então a gente ouve muito o feedback dos clientes, a gente escuta o feedback dos patrocinadores, e a gente tenta sempre melhorar. A gente não é engessado, não tem verdade universal aqui"

Feiras do Brasil: É uma construção a quatro mãos com o cliente?
Denis Braguini Bevacqua - "É uma construção a milhares de mãos. Milhares de mãos em quatro mãos, quando não está com a mão de um cliente. São muitos clientes, então a gente realmente tenta escutar. Claro que nem tudo é viável no contexto de eventos, a gente sabe que o cobertor é curto, porque os custos hoje em dia de produção, de logística, pós-pandemia, estão cada vez mais altos, mas a gente tenta realmente investir esforço na criatividade. A gente tenta investir esforço na inovação. A gente tenta surpreender o participante em cada esquina do evento que ele faz. Nada é por acaso, sempre tem algum contexto, alguma narrativa que a gente quer contar. Então eu acho que por isso o profissional de marketing se identifica tanto com o nosso projeto.

Porque ele realmente é pensado por marqueteiros, especialistas, pela maior referência em marketing hoje no Brasil, que é a RD Station. Então esse projeto é construído também com vários profissionais muito bons por trás."


Feiras do Brasil: E a importância de você qualificar a sua visitação? A gente sabe que é sempre um desafio você cobrar ingresso, mas o ingresso qualifica a sua visitação e o network do evento?
Denis Braguini Bevacqua - "Certamente, a estratégia de precificação do evento é pensada para subir o nível dos participantes em termos de cargo, de seniorização e de perfil de marca. Porque isso naturalmente gera mais retorno para a gente, gera mais retorno através de networking entre os participantes, que isso por si só já vale a pena. Para as marcas que estão se expondo aqui no projeto, então quem está expondo quer falar com o perfil decisor, ou que minimamente tenha um perfil de influência dentro da sua companhia. Então até os analistas, por exemplo, que participam do nosso evento, eles têm um perfil de influência, um poder de influência dentro das suas companhias.

Então eles voltam para dentro de casa e acabam levando a mensagem de algum patrocínio, de alguma solução que eles conheceram aqui dentro do evento. Então realmente olhar para esse perfil de público é fundamental, não só por esse contexto de geração de negócio, mas pela magia. O evento, sem as pessoas, ele é só uma estrutura. As pessoas colocam a alma e o coração aqui dentro. É isso que a gente precisa numa experiência presencial. "


Feiras do Brasil: Em questão de número de volume de negócio, você já tem uma expectativa e também o público, eu vi vários sotaques aqui. Quantos estados são representados aqui no seu público?
Denis Braguini Bevacqua - "Todos os estados. A gente faz um trabalho muito legal de marketing para evento, para atrair e trazer um público diverso. A gente ama São Paulo, a gente ama Floripa, mas a gente quer que o projeto seja do Brasil. Ele é um projeto feito para pessoas. As pessoas, quanto mais diversas, quanto mais a gente consegue juntar isso no mesmo teto, maior fica a riqueza das trocas. Então a nossa campanha de marketing é 360 para todos os estados e para fora do Brasil também.

E é isso. Eu acho que quanto mais a gente consegue levar essa mensagem aos quatro cantos do Brasil, mais o Brasil cresce, mais a gente potencializa a economia. Respondendo a sua pergunta em relação à geração de negócios, a gente já superou os resultados do ano passado, a gente está se encaminhando aqui para o fim do último dia de projeto, vai dar início agora ao happy hour, mas já batemos o recorde de geração de leads do que fizemos no ano passado e isso é uma amostra de que com certeza a geração de negócios também vai ser ainda maior.

Ano passado foram 130 milhões, é uma estimativa que a gente faz aqui com base nas análises de números de negócio gerado, eu estimo que esse ano seja pelo menos 30% maior. Isso falando só do que acontece dentro do pavilhão. E que, claro, vai reverberar ao longo dos meses, mas além disso tem o impacto socioeconômico de turismo criativo que a gente gera pela cidade de São Paulo.

Como a gente estava falando aqui antes, o evento acabou de se tornar um evento oficial do calendário de projetos estratégicos da cidade, porque a gente movimenta muita gente. E é um pessoal com alto poder adquisitivo que vem para São Paulo para curtir uma boa estadia, movimenta a malha aérea, movimenta a gastronomia, a cultura, o entretenimento como um todo, o pessoal vai para a baladinha, vai para o marzinho depois, e aí gera muito negócio. Então é sobre movimentar o todo, movimentar o ecossistema e a gente quer que isso aconteça em todas as esferas."


Feiras do Brasil: E para finalizar, em 2025 vem novidade? ?
Denis Braguini Bevacqua - "Sem dúvida. Quem conhece a RD Summit sabe que nenhuma edição é igual a outra. A gente busca inovar, a gente quer sair do pensamento quadrado de um projeto e realmente trazer inovação. Então para inovar a gente tem que apresentar novidades. A novidade vem através de um conteúdo cada vez melhor, ouvindo sempre as dores, através de marcas que se associam ao projeto e querem co-criar conosco algo diferente. E a criação do meu time, que particularmente é um time que pensa nesse projeto o ano inteiro para desenhar as melhores soluções e a melhor experiência para o participante.

Então ainda não consigo te trazer nenhum spoiler porque a gente está fechando o terceiro dia. Agora o próximo passo é a gente voltar para dentro de casa, analisar os resultados, refletir sobre os feedbacks para a partir de janeiro a gente começar a colocar a mão na massa e criar a melhor experiência que vocês vão ver."


https://rdsummit.rdstation.com/
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

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