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Entrevista com o Mariane Takahashi, organizadora do CASE

02/12/2024
Entrevista com o Mariane Takahashi, organizadora do CASE

Por: Gustavo Albuquerque

Estivemos no CASE - Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, evento da ABStartups, ocorrido no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Conversamos com a CEO da ABStartups Mariane Takahashi, organizadora do CASE.

Confira a entrevista:

Feiras do Brasil: Mariane, conta pra gente o que é o CASE?
Mariane Takahashi - "O CASE é a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo que já acontece há 11 anos no mercado brasileiro. Ele foi um dos principais, os precursores dos eventos aqui de inovação. Hoje a gente tem vários no Brasil, inclusive com aporte financeiro de fora. E o CASE ele é totalmente nosso, brasileiro. A gente não tem nem investimento de governo, inclusive. Não que a gente não queira, mas a gente tem a nossa parte aqui e é fomentar o mercado das startups, principalmente. Então o CASE ele tem essa característica muito marcante no mercado.

Inclusive no final do CASE, todas essas edições, a gente tem o Startup Awards que é um reconhecimento, é uma premiação de reconhecimento de todos os atores do ecossistema de startups que vai pra uma academia, que faz uma primeira seleção e depois tem voto popular. E nesse ano a gente teve mais de 40 mil votos pela internet. E aí a gente vai ter coroa com essa apresentação no final do Startup Awards."


Feiras do Brasil: Em relação ao crescimento do evento, você já tem um número em relação a comparado ao ano passado?
Mariane Takahashi - "A gente tem sim, mas o evento ele se modificou do ano passado pra cá. Por quê? Porque ele tinha 10 anos, uma mesma característica, disposição de palestras e tal. E aí o que aconteceu? Eu entrei na associação faz um ano e pouquinho e o modelo estava um pouco antigo pra gente.

Então a associação tem que acompanhar o mercado. O que as startups estão evoluindo no mercado, desde a parte regulatória até esse matchmaking com as corporações. Então a ideia aqui foi trazer pra Ibirapera, primeiro, pra trazer mais arte e cultura, que faz parte da criatividade e da inovação. Tudo começa com inspiração. E a gente trouxe pra um ambiente mais artístico, mais cultural, que isso também ajuda a abrir portas pro matchmaking. Você fica mais livre, mais humanizado pra falar de tecnologia, por exemplo, de negócio.

E aqui a gente tem aproximadamente 200 startups. Então hoje, classificando os eventos de inovação, o maior número de startups que a gente encontra nessa esfera de inovação fica aqui dentro da associação."


Feiras do Brasil: E aqui no seu evento estão representados todos os estados da federação?
Mariane Takahashi - "Sim, todos os estados da federação. Quem conseguiu vir, a gente ajudou, de uma certa forma, a subsidiar os estandes. Ali você vai ver, por exemplo, tem uma parte do Hub Cerrado, que são os startups de lá. A gente tem o pessoal de Manaus. A gente tem vários outros do Amapá. Então aqui nós temos uma diversidade de startups vindos do Brasil inteiro. Além do que, a gente tem os embaixadores também do CASE, que vêm dos 27 estados.

Então alguns deles acho que você deve ter visto circulando com uma bandeira pra gente assinar. Então esse pessoal é que traz toda essa bagagem ali das comunidades pra dentro do CASE. Isso já é uma tradição. Essa tradição a gente não matou. Nenhum awards. Mas a gente modificou essa forma de fazer o evento, porque a ideia é fazer negócio.

A gente tem que achar uma maneira de dar uma sustentabilidade no negócio do empreendedor. E essa é a nossa visão."


Feiras do Brasil: E a importância de se ter um evento para reunir todo o ecossistema. Qual que é a importância disso?
Mariane Takahashi - "Importância é enorme. Porque todo mundo tem que se falar. Se você não tem uma rede que se fala, ou que consiga transmitir sua estratégia ou qualquer tipo de outra, do modelo de negócio, você não faz negócio com ninguém. Você não vende. Você não capta investimentos. Você não consegue fazer parceria com as grandes corporações. As grandes corporações também não conseguem absorver a tecnologia, que é uma ambição delas também.

Dentro dos departamentos de open innovation das corporações, ou departamento de inovações, eles vêm pra cá pra olhar justamente isso que traz de novo. O que me interessa? Será que é melhor fazer uma parceria? Será que é comprar, adquirir uma startup? E aqui a gente também tem os fundos de investimento, que também vêm aqui com interesse em aportar capital nas nossas startups no Brasil."


Feiras do Brasil: Em relação à inteligência artificial, a gente sabe o impacto que está tendo. Quais são os principais insights que você está vendo no evento?
Mariane Takahashi - " Nossa, inteligência artificial é muito abrangente. A gente tem muita coisa aqui, desde previsão de dados, produtos, serviços. A gente mesmo está com uma plataforma de uma startup que está fazendo matchmaking entre as empresas e as startups.

Ela usa a inteligência artificial. Então, a gente usa a inteligência artificial pra filtrar primeiro esses dados, pra acelerar esse conhecimento. Então, a gente tem várias outras startups aqui usando a inteligência artificial pra vários momentos da vida da startup."


Feiras do Brasil: A gente sabe que o prêmio (Startup Awards) ainda vai ser entregue, mas qual você acha que vai ser a mensagem final deste evento?
Mariane Takahashi - "Negócios. Acho que é a conexão do desenvolvimento, do impacto, é o negócio. É gerar negócio."

Feiras do Brasil: E em 2025 vai vir novidade?
Mariane Takahashi - "Ah, sempre vem, né? Sempre vem. Se não, não vale a pena, né? A gente está numa indústria de inovação, precisa vir. A gente vai aos poucos, mas não com um passo maior que a perna, né? A gente tem toda uma estrutura que está sendo modificada.

As lições aprendidas deste ano aqui, de coisas que funcionam, não funcionam mais, e muito a questão do diálogo e de escuta do mercado. Então, a gente também está aproveitando aqui pra fazer pesquisas, fazer levantamentos, pra que a gente possa ter um plano bem mais consistente e ter um roadmap também de entregas, de associação pro mercado em si."


https://case.abstartups.com.br
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

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