Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Calendário Feiras do Brasil
 
     
 
Entrevistas
 
Entrevista com Marcelo Claro, da Pesca Trade Show

17/04/2025
Entrevista com Marcelo Claro, da Pesca Trade Show

Por: Gustavo Albuquerque

Confira a entevista com o presidente da Pesca Trade Show, Marcelo Claro.

Feiras do Brasil: Marcelo, conta pra gente o que é a Pesca Trade Show.
Marcelo Claro - "Bom, é uma feira, começou como uma feira de negócios pequena, há 18 anos atrás.

Um pavilhão pequenininho, e ano a ano ela vem crescendo. Hoje a Pesca e Companhia Trade Show é uma feira voltada para o segmento outdoor como um todo. Onde a pesca é um dos alicerces.

Após a pandemia ainda, ficou muito evidente que a população tem buscado alternativas do seu bem-estar. Uma vivência ao ar livre, acampamentos, campings, caminhadas. E a pesca está inserida nesse contexto.

Essa foi a 17ª edição, termina hoje. Batemos recorde de público na história da feira."


Feiras do Brasil: Já tem um número fechado já?
Marcelo Claro - "É, está perto de 35 mil visitantes. Isso gera um grande impacto na cadeia produtiva."

Feiras do Brasil: E o que é essa cadeia produtiva?
Marcelo Claro - "Aqui a gente tem desde fabricantes de servidores de equipamentos de pesca, camping, tiro esportivo. Mas nós temos fabricantes de embarcações, motores de copa, multinacionais estão aqui.

É um leque gigante. Gigante. O impacto da economia que a gente estima aqui, os operadores de turismo.

A gente tem 10 estados, secretarias de turismo estaduais participando na feira. E o impacto da economia bem era um bilhão de reais. E a gente vê o turismo voltado para a pesca cada vez mais profissionalizando."


Feiras do Brasil: E cada vez mais agregando valor para o pacote. E a gente vê isso inclusive nos estandes dos estados. Qual a importância de a gente ter uma amostra do potencial do turismo de pesca aqui no Brasil, dentro da feira?
Marcelo Claro - "O Brasil não tem outro país no mundo que tem a diversidade de peixes esportivos como no Brasil.

A gente tem a primeira pesca em águas interiores. O grande ícone ali, o protagonista é o tucunaré ou o dourado. E você tem na região costeira, na região marítima costeira também, que tem o robalo, tem anchovas.

Então o Brasil tem uma diversidade de peixes para qualquer tipo de pescador e qualquer nível de pescador também. Você tem a pesca dos pesqueiros, pesca de pague. O que vem acontecendo ao longo dos anos é que os operadores de turismo estão cada vez mais investindo na qualidade de serviço que ele presta.

Na personalização. Personalização e o pulo do gato apareceu ainda, mas vai aparecer em breve. É a busca do turista americano e europeu para vir para o Brasil.

Aí é assim, aí é uma renovação, é um oxigênio novo, outra virada e esse é o objetivo do Pesca e Companhia Trade Show. Nós vamos internacionalizar os destinos de pesca do Brasil pela Europa como um todo. "


Feiras do Brasil: Em questão de expositores, o número de expositores, o senhor já tem o número, expositores nacionais e internacionais?
Marcelo Claro - "Então, internacional hoje, por exemplo, a gente tem aqui o lançamento mundial da marca nova, marca que não existia, uma fábrica que fabrica outros tipos de motores.

Nós estamos lançando aqui a Anmax, que é um motor de poupa que não tem em nenhum lugar do mundo. Esse é o primeiro lugar, eles escolheram o Pesca e Companhia Trade Show para lançar esse motor de poupa. Eles começaram agora, acho que tem até 60 HPs, eles já já vão crescer a linha.

Mas aqui a gente tem a Mercury, tem a India, tem a Yamaha, são multinacionais. Na área do camping também tem uma vasta, enfim, é muito amplo mesmo "


Feiras do Brasil: Vimos muita gente fora de São Paulo que veio aqui no seu evento. Você tem uma porcentagem de gente que veio visitar o evento de fora de São Paulo?
Marcelo Claro - "Então, há muitos anos já, enfim, o fato da gente fazer a feira todos os anos há 18 anos, a gente tem o perfil do visitante. O DNA da feira é uma feira de negócios mesmo, onde as pessoas vêm aqui para programar o seu negócio durante o ano. Seja operador de turismo, seja distribuidor de equipamentos de pesca ou de equipamentos de outdoor.

Então eles se preparam aqui dentro da feira. Vêm visitantes do Brasil inteiro.

Então, esse perfil do visitante é uma coisa impressionante. A gente tem aqui há muitos anos todos os estados da federação representados aqui nessa feira. Por exemplo, o Amapá está inaugurando a participação esse ano aqui.

O Amapá aqui, inclusive, o estado está maravilhoso. Isso, isso. E é um destino novo, ninguém nunca foi pescar no Amapá ainda.

É, uma nova fronteira da pesca."


Feiras do Brasil: E em questão a qual que foi o carro-chefe da grande novidade que o pessoal veio ver na feira? Tem algum produto, alguma coisa em especial?
Marcelo Claro - "Então, a gente tem uma promoção do evento chamado Prêmio Melhores do Ano. Então são 10, 12 categorias de produtos, onde concorrem, há uma eleição feita por lojistas, então são profissionais, então só os lojistas votam. E pra saber em cada categoria."

Feiras do Brasil: É muito acirraldo? Seria uma espécie de "Oscar" do setor?
Marcelo Claro - "Então, mais de 120 produtos, lançamentos dentro da feira. E assim, qual é o mais importante de tudo? É o mais importante, que às vezes é uma coisa que é um detalhezinho tão pequeno, mas ele influencia tanto no resultado da pescaria. Às vezes é uma... Um dos mínimos detalhes.

Um molinetezinho. Foi lançado aqui um molinete com o recolhimento mais rápido do mundo. Cada volta que você dá na manivela aqui, você dá uma volta, o carretel vira mais de 10 vezes.

Feiras do Brasil: Nossa! Isso para os diversos tipos de pescaria é muito importante, né?
Marcelo Claro - "Então, mas tem outras... Cada nicho tem a sua... Tem equipamento que é específico pra dar nó, pra atar nó. Tem um alicatezinho, que é um detalhezinho, mas que resolve a vida muito, porque não evita você ter que usar a unha pra você abrir o snapzinho.

Enfim, é difícil a gente citar. O que a gente tem aqui que fala é... Hoje teve um lançamento aqui, um Bass Boat. O Bass Boat são barcos... Barcos de alta performance.

Eles atingem velocidades acima de 130 km por hora. Com motor de poupa de 400 HP, 500 HP. Nossa senhora! Uma coisa de louco.

E os modelos que a gente tinha há muito tempo, não se lançava um novo desenho. E hoje, esse ano, nós tivemos aqui o lançamento do Zion, que inclusive ganhou o prêmio Melhor Embarcação do Ano. Que é um dos destaques da feira."


Feiras do Brasil: E a feira, ela reflete o que é o mercado, né? Como o senhor vê uma mensagem final e uma perspectiva daqui pra uma próxima edição? O senhor vê que o mercado vai aumentar. Qual é a imagem que o senhor tem?
Marcelo Claro - "O mercado vem crescendo a taxas muito superiores ao PIB brasileiro. Há muito tempo.

O turismo da pesca mundial, isso foi feito no mercado comum europeu na Holanda, ele projeta crescimento superior a 10% ao ano, acumulado nos próximos 10 anos. Hoje, o mercado do turismo internacional de pesca mundial, ele é estimado em torno de 77 bilhões de dólares. E se estima que vai bater a 230 e tantos bilhões de dólares em 10 anos.

É um crescimento substancial. E isso tem muito a ver com essa novidade, essa mudança de comportamento pós-pandemia. Um outro fato muito importante, é que isso é recentíssimo, isso foi implementado, foi introduzido pela Pesca Trade Show e pela Revista Pesca & Companhia que nós fazemos.

Foi inserir a família na pescaria. O senhor botou um ponto que eu esqueci de perguntar. A gente vê a presença de muitas famílias aqui.

Isso, isso. Há 10 anos atrás, a pescaria era tudo de bolinha. Ia pescar os amigos, o grupinho e tal.

Hoje você vê, existem operações no Pantanal, que embarca os hotéis enormes, com 30, 40 famílias a bordo. O marido, a mulher, a nora, o sogro, a sogra, a sobrinha. Até o cachorro, né?

Mas a participação do mercado feminino na pesca, já deu um bom pulo. Você olha nos estantes ali, a gente está vendo ali, camiseta cor-de-rosa, vara de pesca cor-de-rosa. Isso aí, hoje, para o feminino, você representa tudo que está puxando no mercado.

Nossa, era um clube de bolinha, agora elas entraram de vez. E participam ativamente mesmo. Sabe, a pescaria em muitos lugares é um ambiente hostil.

Tem abelhas, tem mosquito, tem... Não é esse conforto urbano que o pessoal dá. É desafiador. E hoje, por isso que você tem uma feira desse tamanho.

Você tem a roupa apropriada, o repelente apropriado, a proteção solar apropriada. O chapéu, o mosqueteiro ... "

Entrevista com o Marcelo Claro, da Pesca Trade Show

https://pescatradeshow.com
 
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
 
 

Últimas entrevistas 
16/04/2025
» Entrevista com Jonatas Abbott, da Dinamize
14/04/2025
» Entrevista com Alfredo Ferrari, diretor da Media Marketing
11/04/2025
» Entrevista com Cadu Oliveira do CBM - Congress Brazil Mobile
10/01/2025
» O Futuro do Marketing e Negócios em Feiras e Congressos
20/12/2024
» Entrevista com Rodrigo Sauaia, da Absolar
 
     
 
Calendário Feiras do Brasil