Por: Gustavo Albuquerque
Confira a entrevista com Jean Durval, Head de Conteúdo, Maratona Supply 2025:
Feiras do Brasil: Jean, conta pra gente o que é a Maratona Supply Chain?
Jean Durval - "A Maratona de Supply Chain hoje é o maior evento para a área de supply chain procurement e compras do Brasil e da América Latina, na verdade.
Hoje a Maratona são dois dias de eventos, a gente está indo para a 21ª edição, ou seja, são 21 anos, ela foi o primeiro evento da Live University, há 21 anos atrás, e ela faz parte da nossa escola Inbrasc, que é uma escola especializada para empresas e profissionais da área de compras, supply, procurement e logística no Brasil e na América Latina.
Já são 21 anos de uma evolução do evento."
Feiras do Brasil: Em relação ao número de expositores, número de visitantes, em relação ao número dessa edição e no comparativo à edição anterior, você tem algum número pra dar pra gente?
Jean Durval - "Tenho, eu falo que a Maratona cresceu porque não tem como fazer um evento há 21 anos se você não mudar, não movimentar, e principalmente não atender à expectativa do seu público, dos seus expositores, dos seus parceiros, dos seus apoiadores, dos patrocinadores, dos partners, dos palestrantes. O que é importante a gente falar é que quando a gente fala que a Live (University) é um ecossistema, é porque ela é criada por empresas que tem o mesmo interesse, de levar conteúdo.
Então, hoje a gente tinha feito o maior evento em novembro, que foi o Fórum de Compras, a Maratona, ela já é maior do que o Fórum de Compras, em novembro, e maior do que a do ano passado. A expectativa de público aí para os dois dias de evento, passando de forma simultânea, uma média de 3.800 pessoas, então a gente tem uma média de 150 parceiros, quando eu falo parceiro, expositores e outro tipo de parceria, e é um número já, acho que uns 20% a mais do ano passado para cá, e se comparado ao Fórum de Compras também, ela mostrou um crescimento, ou seja, mostrou que o público ainda tem interesse em conteúdo de qualidade."
Feiras do Brasil: A gente vê aqui um público de alto poder decisório na empresa, de gerência para cima, de um network de alta qualidade, e em questão de conteúdo, quais são os principais insights que vocês estão trazendo nessa edição?
Jean Durval - "Nessa edição a gente criou dois palcos, então eu tenho o palco origem e tenho o palco jornada.
O palco origem, ele traz as principais estratégias voltadas para negócio e carreira, então a gente colocou a ideia de que você não vai conseguir mudar seu negócio se você não olhar para a carreira, e a gente está trazendo os diretores de diferentes áreas, aí não é só a área de supply chain, é a área de ESG, diversidade e inclusão, de desenvolvimento de negócios, inteligência artificial, outros diretores de áreas diferentes, mas que fazem parte de uma construção de carreira de qualidade, isso no palco origem.
Quando eu vou para o palco jornada, ali eu tenho cases reais de pessoas que estão transformando essas ideias que são tratadas no palco origem, mas no dia a dia dela realmente, então empresas trazendo cases na área de compras, supply e logística, então hoje a maior diferença da maratona é que os dois palcos se encontram, criando uma sintonia e um storytelling de entendimento para quem estiver assistindo, e aí você pode assistir qualquer um dos dois palcos, que você vai sair entendendo qual é a ideia do evento. "
Feiras do Brasil: Qual que é a importância de você ter um evento nichado, focado, com apenas parceiros e pagantes de ingressos, que qualifica o networking e a sua audiência, qual que é a importância disso para o evento?
Jean Durval - "A principal coisa que a gente enxerga é que a gente entrega qualidade para todo mundo, então não adianta eu fazer um evento onde eu só trago convidados e não tem a gente que paga, não adianta eu trazer um evento com 300 expositores, mas que eles não têm interesse no ecossistema que eu estou criando, aqui seja parceiro, seja expositor, seja congressista, seja palestrante, todos eles topam participar do evento, porque eles enxergam que tem poder de negócio, e quando eu falo de negócio é desenvolvimento, e aí seja de uma parceria, ou seja de um cliente, ou seja de um network, então todos eles enxergam essa possibilidade de negócio e negócio de qualidade, ou seja, eu entrego valor para todo mundo que participa, independente de quem seja."
Feiras do Brasil: E uma mensagem final em relação ao evento?
Jean Durval - "Tem, eu acho que a principal ideia é, a Maratona foi o primeiro evento da Live, e ela trouxe muitas coisas boas, trouxe principalmente a necessidade de a gente levar ela para outros lugares, então esse ano a gente lança o Embrachi Connect Brasil, que é um evento itinerante, onde a gente leva um pouquinho de cada evento nosso para um determinado lugar, e a gente começa com o Rio de Janeiro, ou seja, eu acho que a mensagem que fica é essa, network, conhecimento, conteúdo, a gente não tem como deixar só em um lugarzinho, só num espaço, e tratar só aqui, a gente precisa expandir ele, e a gente só expande criando ele em outros lugares, e vai ser exatamente o que vai acontecer agora com a Maratona. "
* Feiras do Brasil foi media partner (parceiro) do evento.
https://inbrasc.liveuniversity.com/maratona-de-supply-chain |
|
* Gustavo Albuquerque é editor-chefe do portal Feiras do Brasil.
Engenheiro e jornalista, atua a quase 20 anos na geração de
conteúdo e informações voltadas ao segmento de feiras
|
|
|
|